Alívio. Este é o sentimento do torcedor são-paulino após a vitória por 2 a 0 do Tricolor sobre o Sport, neste sábado (27), no Morumbi. O resultado deixa o São Paulo em condições bem favoráveis em sua luta para escapar do rebaixamento no Brasileirão. O risco de queda para a Série B ainda existe, mas se tornou menor a três jogos do fim da competição.
Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Bruno Grossi e Menon conversaram sobre como ficou a situação do time após o triunfo sobre o Sport. Ambos reconheceram que o São Paulo deu um grande passo para se salvar da degola.
O São Paulo chegou aos 45 pontos, cinco a mais do que o Juventude, primeiro time do Z-4 e que tem uma partida a menos. Para Menon, a vitória sobre a equipe pernambucana praticamente define a permanência do Tricolor na primeira divisão.
"Essa vitória talvez afaste a chance de rebaixamento para 1%, 0,5%. Um ou dois pontos nos três últimos jogos sacramentam a permanência do São Paulo na primeira divisão. Uma coisa que ficou, durante alguns momentos do campeonato sob perigo, apesar de o São Paulo estar poucas vezes no Z-4. Sempre esteve rondando por ali, mas não conseguia. Não ia para lá, mas também não saía muito", comentou o colunista do UOL.
Entre as bobeadas no Brasileirão, Grossi citou os tropeços do São Paulo no Morumbi. Esses pontos seriam suficientes para não só tirar o time da atual situação perigosa como o colocariam em condições de brihar por vaga na Libertadores. "Se você lembrar dos tropeços contra times que subiram para a Série A, principalmente Chapecoense e Cuiabá. Se tivesse ganhado em casa, teria mais quatro pontos, com 49, e poderia até sonhar com Libertadores", colocou.
Menon destacou que o Tricolor deixou seu torcedor preocupado no primeiro tempo. "Hoje [ontem], essa vitória foi muito importante e veio no segundo tempo. No primeiro, o São Paulo dominou, chutou bastante, mas faltava muita coisa na hora de decidir, com passe errado, chute errado. Melhorou muito com a entrada do Benítez", analisou, citando a entrada do meio-campista no lugar de Vitor Bueno.
Grossi frisou que o Tricolor mais uma vez enfrentou problemas na hora de concluir suas jogadas para o gol. "O Benítez entrou mais uma vez bem nessa reta final de Brasileiro. Deu a assistência para o primeiro gol. Vimos um primeiro tempo parecido com o dos outros jogos no Morumbi, principalmente o da quarta passada contra o Athletico. O São Paulo teve volume, finalizando, mas com um acabamento ofensivo muito ruim: seja com finalizações ruins ou lances em que o São Paulo não conseguia concluir a jogada. O time parece muito nervoso para concluir os lances", apontou.
Para Menon, com a permanência na Série A praticamente assegurada, a diretoria do Tricolor precisa trabalhar o quanto antes no planejamento para 2022. "Está 99,9% fora e tem que começar a pensar no ano que vem. Já começar a procurar jogadores e montra um time mais confiável. Não acho que o São Paulo vá disputar títulos como o da Libertadores nos próximos anos. No Brasileiro, como é longo, se fizer um time competitivo e bem montadinho, pode chegar. Precisa pensar já, a partir de agora", concluiu.
Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (2), logo após a partida contra o Grêmio pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.