Campeão da Libertadores 2021 em cima do Flamengo no último sábado (27), o Palmeiras volta a disputar, pelo segundo ano seguido, o Mundial de Clubes da Fifa. O torneio acontece entre os dias 3 e 12 de fevereiro e tem o Chelsea, campeão da Liga dos Campeões 2020/21, como maior favorito.
Derrotado pelo Tigres-MEX ainda na semifinal em 2020, o Palmeiras tem chance de ser campeão do mundo na edição de 2021? Veja o que responderam os colunistas do UOL Esporte:
Pode. Serão todos jogos muito difíceis, especialmente se enfrentar o Chelsea. Diferentemente deste ano, Abel terá tempo para preparar e descansar a equipe. Com o plantel focado e a disciplina tática demonstrada na Final da Libertadores, o Palmeiras tem condições de vencer. Até porque sabemos a importância que os europeus dão ao torneio, e o Chelsea tem oitavas da Champions League na sequência.
ALICIA KLEIN
O Palmeiras volta ao Mundial com mais chances em relação ao último porque poderá descansar até lá e porque certamente aprendeu lições ao não passar nem para a final. Ainda assim, o Chelsea é amplamente favorito.
DANILO LAVIERI
Sempre incorremos na esperança de que num jogo só, ou no suposto desinteresse dos europeus, para acreditarmos que dá. E faz nove anos que não dá. O Chelsea de hoje é muito melhor que o de 2012. Mas o Flamengo poderia ter vencido o Liverpool...
JUCA KFOURI
O desafio dos clubes sul-americanos é mesmo passar da fase anterior [semifinal]. O contexto de 2021 [Mundial de 2020] era muito diferente, já que as temporadas estavam sendo emendadas pelo contexto da pandemia. Agora, o Palmeiras vai ter férias, pré-temporada e pode tranquilamente esquecer da existência do Estadual no começo do ano. Abel terá todo o tempo que precisa para colocar o time em forma, fazer jogos do Estadual como se fossem amistosos, analisar quem quer que seja o adversário da semifinal e, claro, olhar o Chelsea com aquela lupa que já conhecemos. Tuchel não olhará para o Mundial até chegar aos Emirados Árabes Unidos, que é o que os europeus geralmente fazem. Uma vez no torneio, ninguém entra para perder. Mas o tempo reservado para preparar os jogos é que será mínimo, em comparação ao que Abel pode fazer no Palmeiras.
JULIO GOMES
Pode. Não é favorito, mas Abel já mostrou que é capaz de armar um esquema que possa favorecer seu time contra adversários mais fortes.
MARLUCI MARTINS
Pode sim, apesar do fiasco na última edição. Abel vai montar um time seguro e capaz de surpreender.
MENON
Chances têm, é claro. O time é bom, bem treinado e acostumado com decisões. Mas o Chelsea atual não é mais aquela "baba" que o Corinthians pegou em 2012. Agora, se cair novamente nas semifinais, ficará feio!
MILTON NEVES
Tem chance de ser campeão e cancelar a musiquinha que alegra os rivais. Mas precisa melhorar muito em relação ao seu desempenho médio e até em relação ao futebol que apresentou na final da Libertadores. No segundo tempo no Uruguai, por exemplo, não soube impedir que o Flamengo se instalasse em seu campo de defesa. Deixar isso se repetir no Mundial é pegar um atalho para o fracasso. A disciplina tática e o poder de concentração são suas principais armas.
PERRONE
Chance até o Auckland City tem, ainda que seja um número irrelevante (é mais fácil ganhar na Mega Sena). No entanto, é muito pouco provável que o Palmeiras conquiste o título mundial. Objetivo tem de ser apagar a campanha horrorosa da edição passada e conseguir pelo menos chegar à final para medir forças contra o Chelsea.
RAFAEL REIS
Pode. Mas primeiro precisa chegar à final, coisa que não conseguiu da última vez. Chegando, não é o favorito, mas tudo pode acontecer. Inclusive porque o Chelsea talvez não use todos os titulares, já que três dias depois jogará pela Champions League.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Tem chance, mas isso vai depender muito de como o Chelsea vai encarar o Mundial. O time inglês é líder da Premier League, já está classificado para as oitavas da Champions, vive um ótimo momento e está muito focado nessas competições. Vejo o Palmeiras mais preparado agora do que no Mundial de 2020. O time de Abel terá mais tempo para se preparar e pode ainda contar com reforços.
RODOLFO RODRIGUES
Sim. O principal desafio é passar da semifinal. A final, provavelmente contra o Chelsea, traz menos pressão e obrigação de vitória, situação em que Abel Ferreira pode trabalhar muito bem.
RODRIGO COUTINHO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.