Topo

Corinthians

Museu do Futebol promove 'Invasão Corintiana' com Zé Maria, filme e brindes

Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Braileiro de 1976 - Reprodução Facebook
Invasão Corintiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Braileiro de 1976 Imagem: Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 04h00

O Museu do Futebol, em São Paulo, promove neste sábado (4) um dia especial para os alvinegros. Em homenagem aos 45 anos da Invasão Corintiana, o museu organiza um bate-papo com o ex-jogador Zé Maria, exibe um filme sobre a invasão do Maracanã pelos corintianos em 1976 e distribui livros e DVDs aos visitantes.

A programação especial começa às 9 horas (de Brasília), horário da abertura do museu. Os primeiros visitantes que estiverem vestindo a camisa do Corinthians ganham livros e DVDs que contam a história da Invasão Corintiana — a entrega é por ordem de chegada, até acabarem os estoques.

Às 11h e às 15h, o Museu do Futebol exibe duas sessões do filme "1976 - O ano da Invasão Corinthiana", dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat. A segunda sessão terá uma homenagem a torcedores icônicos do Alvinegro e um bate-papo com Zé Maria, que foi titular do Timão naquela partida de 1976.

A ação do Museu do Futebol relembra o 5 de dezembro de 1976, dia em que uma multidão de corintianos viajou ao Rio de Janeiro e dividiu o Maracanã na semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. O Alvinegro vivia um jejum de títulos de 22 anos e conseguiu uma vaga para a decisão: o jogo acabou empatado por 1 a 1, e o time paulista venceu por 4 a 1 nos pênaltis. Estima-se que cerca de 70 mil pessoas foram de São Paulo para o Rio por causa do jogo, o maior deslocamento de uma torcida visitante na história do futebol — o público oficial no Maracanã foi de 146.043 pessoas.

Além da ação da Invasão Corintiana, o museu tem em cartaz duas exposições. A principal conta a história do futebol no Brasil por meio de 15 salas, em 6 mil metros quadrados. Já a exposição temporária propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história do ex-goleiro Moacyr Barbosa, que defendeu era o titular da seleção na Copa de 1950.

Serviço:

Invasão Corintiana no Museu do Futebol
Sábado (4), das 9h às 17h
Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
Ingressos: R$ 20 (R$10 a meia), à venda no site do museu ou diretamente na bilheteria

Corinthians