Por que Atalanta x Villarreal pede atenção em rodada 'pesada' da Champions
Enquanto há Bayern de Munique e Barcelona, o Manchester United de Cristiano Ronaldo, o Chelsea ou a Juventus disputando seus jogos, uma partida de hoje (8), pela Liga dos Campeões, merece mais atenção. Não por seus protagonistas com a bola nos pés vestindo camisas "pesadas" da Europa, mas por duas equipes de grande aplicação tática, um futebol ofensivo e voltado ao gol. Às 17h (de Brasília), tem Atalanta e Villarreal.
De cara, um apreciador menos fervoroso do futebol internacional poderia passar rapidamente por este encontro. Afinal, não há jogadores tão renomados ou equipes tradicionais em campo, mas há muitos fatores que podem transformar o jogo entre espanhóis e italianos em um dos melhores, talvez o melhor, do dia.
Sensação recente na Itália
Quarta colocada no Campeonato Italiano, a Atalanta de Gian Piero Gasperini já não pode ser tratada como completa surpresa. A equipe foi até as oitavas de final da Liga dos Campeões passada, foi vice-campeã da Copa da Itália e ficou em terceiro no Italiano.
Com o mesmo comando e estilo que prioriza o ataque, o conceito de futebol coletivo, marcação alta e pressão seguem vivas no time de Bergamo. Na temporada anterior foram 111 gols marcados no total, média superior a dois por jogo. Nessa são 45 em 21 jogos.
Submarino amarelo tenta embalar
Ainda que não esteja bem no Campeonato Espanhol, no qual ocupa apenas a 13ª posição, o Villarreal não abre mão de seus conceitos. A exemplo do rival de hoje, é um time que prioriza o setor ofensivo, mas de procura o gol de forma diferente.
Sem a mesma intensidade do oponente, o time de Unai Emery se baseia na posse de bola e nas constantes trocas de passe para atingir sua meta. É menos incisiva, mas também eficiente. Campeã da Liga Europa na temporada anterior, a equipe se aproximou da média de gols do adversário de hoje. Fez 103 em 58 jogos. Nesta já tem 34 em 22 partidas.
Gasperini x Emery
Com dois treinadores que gostam bem mais do ataque do que da defesa, naturalmente é possível esperar um jogo cheio de chances e gols. E isso se confirma ao observarmos as estatísticas dos confrontos entre Gasperini e Emery. Foram três jogos até agora, com 12 gols marcados.
O espanhol venceu duas vezes, ambas quando vestia a camisa do Valencia contra o Genoa do italiano. Os placares foram 3 a 2 e 2 a 1, ambas pela Liga Europa, em 2009. No primeiro jogo entre eles na Liga dos Campeões deste ano, empate em 2 a 2. Média total de quatro gols por partida.
Vale o quê?
Além disso, a partida vale muito. A classificação do grupo F coloca o Manchester United — já classificado — em primeiro, com dez pontos, o Villarreal vem logo atrás com sete, a Atalanta aparece em seguida com seis e o Young Boys está em último com quatro.
Sendo assim, quem vencer avança para as oitavas de final. Em caso de empate, o Villarreal estará na etapa seguinte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.