Topo

Fluminense

Fluminense se despede da torcida contra a Chape e mira vaga na Libertadores

Torcida do Fluminense no Maracanã, durante jogo com o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro - Mailson Santana/Fluminense FC
Torcida do Fluminense no Maracanã, durante jogo com o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/12/2021 04h00

O Fluminense encara a Chapecoense hoje (9), às 21h30, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Na despedida da temporada, e também da torcida, o time tricolor busca fazer o dever de casa e carimbar uma vaga na Libertadores do ano que vem.

A equipe das Laranjeiras está na sétima colocação, com 51 pontos, e a chance de alcançar a competição continental é de 92.7%, de acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O confronto representa bastante coisa, mas há, porém, diversos cenários em jogo.

A Chapecoense, por outro lado, não tem mais pretensões na competição. Na lanterna, com apenas 15 pontos, foi a primeira equipe rebaixada à Série B neste campeonato.

O Flu depende apenas das próprias forças para alcançar o objetivo. Um triunfo coloca a equipe na Libertadores, a segunda consecutiva. Para chegar à fase de grupos, porém, precisa vencer e torcer para que o Red Bull Bragantino não derrote o Internacional, em Bragança Paulista.

Se os comandados de Marcão e o Massa Bruta triunfarem, o Tricolor se classifica à fase preliminar do torneio. Caso empate, a torcida passa a ser para que Ceará, América-MG e Atlético-GO não consigam resultados positivos. Apenas um deles pode vencer para que o Tricolor termine, pelo menos, no G8.

Se o Fluminense ficar no empate, o secador ainda terá de estar virado também para o Santos. Caso aconteça a pior conjuntura, ficará com a vaga na Sul-Americana.

O retrospecto em casa, porém, é favorável. Atuando no Maracanã, a equipe tem 64.8% de aproveitamento, com 18 jogos, tendo 10 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. As últimas partidas, contra Palmeiras, América-MG e Internacional ficaram marcadas pela química entre campo e arquibancada.

"Sabemos que é um jogo muito difícil. A Chapecoense, por mais que esteja rebaixada, deu trabalho em todos os jogos que assisti. A responsabilidade nossa em vencer. No Brasileiro não tem jogo fácil, mas cabe a nós impormos o nosso ritmo, diante do nosso torcedor, na nossa casa, em busca da classificação. Sabemos que temos de ir em busca da vitória", disse o lateral-direito Samuel Xavier.

A torcida, inclusive, se mobiliza para bater o recorde de público no estádio nesta temporada, que, até aqui, pertence ao Flamengo —foram 48.981 ingressos no confronto com o Corinthians. A última parcial divulgada pelo clube foi de 40 mil vendidos, tendo já três setores esgotados. A marca já é a melhor do Fluminense neste ano.

"A expectativa é de casa cheia, e o torcedor tem feito a diferença nesses jogos no Maracanã. Jogos que estavam sendo difíceis para a gente... Jogo do Inter, do Palmeiras, foram jogos que a torcida fez muita diferença. Era aquele combustível a mais naquele momento em que estávamos cansados, esgotados. A torcida levou nossa equipe até o fim, cantou até o fim. Acredito que se tem essa carga de ingressos vendidos, são pessoas que acreditam no que podemos entregar. A gente sabe da expectativa da torcida e vamos buscar dar essa vitória a eles. Não vai faltar entrega, o resultado tem de ser a vitória", completou o jogador.

De olho no mercado

A classificação para a Libertadores, além da questão econômica, também pode se tornar um atrativo a mais no mercado da bola. A diretoria tricolor já vem analisando alguns nomes e mantendo contato com alguns nomes, como é o caso do volante Felipe Melo, que recentemente deixou o Palmeiras.

Além disso, há o interesse em nomes como o dos atacantes Cano, ex-Vasco, e Gilberto, que está no Bahia.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X CHAPECOENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 9 de dezembro de 2021, quinta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Luccas Claro, David Braz e Marlon; André, Martinelli e Cazares (Nonato); Luiz Henrique, Jhon Arias e Bobadilla. Técnico: Marcão

Chapecoense: João Paulo; Ronei, Joílson, Ignácio e Busanello; Mike, Mancha, Marquinho e Rodriguinho; Henrique Almeida e Perotti. Técnico: Felipe Endres

Fluminense