Topo

Grêmio vence Atlético-MG, mas é rebaixado pela terceira vez à Série B

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2021 23h35

Não deu. O Grêmio venceu o Atlético-MG, com direito a início arrasador e placar final de 4 a 3, mas a última rodada do Campeonato Brasileiro, hoje (9), confirmou o que se mostrou tendência ao longo de toda a temporada. O clube gaúcho vai jogar a Série B em 2022. O rebaixamento foi consumado porque faltou um resultado paralelo para a única combinação salvadora acontecer.. A vitória em Porto Alegre precisava da companhia das derrotas de Juventude e Bahia, diante de Corinthians e Fortaleza, respectivamente. No Castelão, deu certo. Mas o time de Caxias do Sul venceu por 1 a 0.

O Grêmio termina com 43 pontos, mas se junta a Chapecoense e Sport, que já haviam sido rebaixados antes da 38ª rodada. O Bahia, com a derrota em Fortaleza, também caiu com 43 pontos. O Juventude chegou a 46, saltou do 17º para o 16º lugar e fica na primeira divisão.

Diego Souza duas vezes, Jaminton Campaz e Douglas Costas fizeram os gols do Grêmio. Dodô, Vargas e Hyoran marcaram para o Atlético-MG.

O rebaixamento de 2021 se junta às quedas gremistas de 2004 e 1991. E foi consumada pela vitória do Juventude em cima do Corinthians, com um pênalti aos 37 do segundo tempo — marcado com revisão no VAR e convertido por Chico. No Ceará, o Fortaleza virou para cima do Bahia, pelo placar de 2 a 1 (em partida com três pênaltis), segundos antes do lance decisivo em Caxias do Sul.

O Grêmio, em nenhum momento durante a noite, esteve salvo do rebaixamento. Mas às 23h15, com a virada do Fortaleza, ficou a um gol de escapar da Série B. Três minutos mais tarde, viu a permanência se distanciar com o pênalti do Juventude.

A noite em Porto Alegre foi de angústia, euforia e desolação. Tudo rápido, como uma rajada. Como o roteiro do jogo em uma Arena do Grêmio com mais de 33 mil pessoas.

Douglas Costa, sem casamento no RJ e com atitude

Protagonista da polêmica da semana, às vésperas do jogo decisivo, Douglas Costa foi para o jogo. Como titular. E deu resposta. O camisa 10 iniciou a jogada de dois dos três gols.

Vagner Mancini chora antes de a bola rolar

O treinador do Grêmio se emocionou ao ouvir apoio do estádio. A mãe de Vagner Mancini morreu na madrugada de segunda-feira (6) e foi lembrada durante o minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19.

Grêmio faz 20 minutos (que poderiam ser) históricos

O estádio cheio, a pressão pela vitória e a cabeça em outros dois jogos. O Grêmio juntou tudo isso, sacudiu e entregou 20 minutos históricos. O primeiro gol saiu aos cinco, o placar virou 2 a 0 aos 10 minutos e na sequência veio o terceiro gol. A atuação do trio Douglas Costa, Campaz e Diego Souza foi fulminante. Com menção honrosa a Rafinha, autor do cruzamento na jogada que abriu o escore.

Atlético-MG aproveita gol do Bahia (sim, isso mesmo)

Os reservas do Atlético-MG tiveram muitas dificuldades em acompanhar o ritmo e a intensidade do Grêmio nos primeiros minutos. Mas um minutos depois de Diego Souza fazer 3 a 0, um lance do outro lado do país mudou o jogo em Porto Alegre. O gol de Rodriguinho, de pênalti, fez o Bahia sair na frente do Fortaleza. A arena gremista saiu (e muito) o golpe. O ambiente murchou e o time gremista também. Dodô e Vargas fizeram 3 a 2 antes do intervalo. A partida, que parecia definida por completo, ficou aberta outra vez.

Douglas Costa faz gol e dá tchau

O segundo tempo foi mais franco, com o Atlético-MG criando chances. Mas quem fez foi o Grêmio. O chute de Douglas Costa, forte e à queima-roupa de Rafael, complementou jogada com lançamento preciso de Ferreira. Na comemoração, o camisa 10 acenou para os torcedores e ficou sério.

Borja perde pênalti

Nos minutos finais, Miguel Borja entrou no lugar de Diego Souza. E pediu para cobrar a penalidade marcada após jogada de Jhonata Robert. Na cobrança o colombiano isolou.

Hyoran faz mais um no final

O jogo era para ter muitos gols. E aos 45 minutos, o Galo marcou o terceiro de falta. Gabriel Grando colaborou no lance.

Cronologia do jogo

Diego Souza abriu o placar, aos 5 minutos do primeiro tempo. Campaz faz 2 a 0 para o Grêmio aos 11 minutos do primeiro tempo. Aos 20, Diego Souza cobra falta e amplia para 3 a 0. Dodô, aos 26 min do primeiro tempo, fez 3 a 1. Vargas coloca 3 a 2 no placar, aos 35 minutos da etapa inicial.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 3 ATLÉTICO-MG

Data e hora: 09/12/2021 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Daniel Luis Marques
VAR: Wagner Reway
Cartões amarelos: Thiago Santos, Douglas Costa, Diogo Barbosa (GRE)
Gols: Diego Souza, aos 5 minutos e aos 20 minutos; Campaz, aos 10 minutos do primeiro tempo, Douglas Costa, aos 14 minutos do segundo tempo (GRE); Dodô, aos 26 minutos e Vargas, aos 35 minutos; Hyoran, aos 45 minutos do segundo tempo (CAM)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rafinha, Rodrigues, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva, Douglas Costa, Campaz (Jhonata Robert) e Ferreira; Diego Souza (Borja)
Técnico: Vagner Mancini

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Calebe, Tchê Tchê, Dylan, Savarino; Vargas e Eduardo Sasha
Técnico: Cuca