Santos e Cuiabá empatam na Vila Belmiro e ficam com vaga na Sul-Americana
Na Vila Belmiro, Santos e Cuiabá empataram por 1 a 1 na noite de hoje (9), na 38ª e última rodada do Brasileirão. Os visitantes saíram na frente no primeiro tempo com Marllon, mas se recuaram demais na segunda etapa e permitiram o gol de empate de Lucas Braga.
A igualdade faz com que Peixe ganhe uma posição e termina o campeonato no 10º lugar. O empate, que era suficiente para os visitantes ficaram livres de qualquer risco de rebaixamento, deixou a equipe na 15ª posição, com a última vaga para a Copa Sul-Americana.
As duas equipes se despendem da temporada e voltam aos trabalhos apenas em 2022. O Peixe irá estrear no Paulistão no dia 26 de janeiro, contra a Inter de Limeira. Uma semana antes, no dia 19, o Campeonato Mato-grossense começa e terá o Dourado diante do Ação na primeira rodada.
Quem foi bem: Marllon
Uma das novidades na escalação do técnico Jorginho, Marllon entrou na vaga de Alan Empereur e teve uma excelente noite. Seguro na defesa, ainda foi esperto para se antecipar a marcar o gol do Dourado.
Quem foi mal: Camacho na zaga
A alternativa de colocar o volante improvisado no trio de zagueiros do Santos não funcionou. Sem o poder de marcação de um defensor, Camacho também pouco ajudou a iniciar a construção das jogadas no lado esquerdo do campo e não mais centralizado no meio-campo, como costuma atuar.
Santos tem muita posse, mas pouca articulação
A formação ofensiva do Alvinegro não funcionou tão bem na hora de encontrar os espaços na defesa adversária. Mesmo com os extremos habilidosos, o Peixe não tinha campo para avançar e, sem um meia criativo, ficava preso nas trocas de passe até as proximidades da grande área.
Cuiabá aposta nos contra-ataques
O Dourado não ligava de deixar o Peixe com a maior posse de bola na partida. A equipe mato-grossense se fechava bem no campo de defesa e explorava a agilidade pelos lados para atacar. Pepê, com 28 do primeiro tempo, ficou cara a cara com João Paulo, porém acertou o arqueiro santista.
Baptistão tem desempenho discreto
Com as suspensões de Marcos Leonardo e Raniel, Léo Baptistão voltou a ter uma chance com Carille. O camisa 9 tentou sair da área para fazer o pivô e buscou participar das jogadas ofensivas, contudo pouco colaborou para o ataque do Peixe. Deixou o jogo aos 15 do segundo tempo.
Santos volta a sofrer com bola aérea
Desde a partida contra o América-MG, o Santos não sofria um gol num cruzamento pelo alto na área. 10 jogos depois, o time voltou a vacilar neste quesito e viu Marllon se antecipar a marcação no escanteio para cabecear para o fundo do gol e abrir o placar da Vila Belmiro aos 15 do primeiro tempo.
Duas trocas no primeiro tempo
Marcos Guilherme iniciou mais uma vez a partida na ala direita, mas com apenas 26 minutos sentiu um problema físico e precisou deixar o campo. Do lado do Cuiabá, o técnico Jorginho reclamou muito da atuação de Jonathan Cafú na primeira etapa e sua paciência com o atacante se esgotou aos 38 minutos, quando mandou Lucas Ramos ao gramado.
Cuiabá esfria partida e Peixe aproveita
Os visitantes voltaram ligados na segunda etapa, mas depois de cinco minutos mais agudos fizeram de tudo para deixar a partida em banho-maria. Carille fez três mudanças de uma só vez aos 15 minutos, as as entradas de Pirani, Danilo Boza e Moraes deram gás novo ao time.
Aos 29 minutos, Marinho arriscou de fora da área e a bola desviou em Max. Atento no lance, Lucas Braga conseguiu dominar com a parte de fora do pé, trouxe para o meio e só deu um tapa fraco na saída de Walter para deixar tudo igual na Vila Belmiro.
Nos minutos finais, o Santos se lançou ao ataque e quase conseguiu a virada aos 44 minutos. Pirani fez bela jogada na linha de fundo pela esquerda e cruzou para a cabeçada de Madson. Paulão, de peito, se jogou na bola e evitou o tento do Alvinegro.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 CUIABÁ
Data: 09/12/2021 (quinta-feira)
Local: Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos (SP);
Hora: 21h30 (de Brasília);
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Marllon (15'/1ºT) para o Cuiabá; Lucas Braga (29'/2ºT) para o Santos.
Cartões amarelos: Zanocelo (SAN); Pepê (CUI).
Santos: João Paulo; Robson Reis (Danilo Boza), Luiz Felipe e Camacho; Marcos Guilherme (Madson), Sandry, Vinícius Zanocelo e Lucas Braga; Marinho (Sanchéz), Ângelo (Moraes) e Léo Baptistão (Pirani). Técnico: Fábio Carille.
Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Marllon e Uendel; Camilo, Pepê (Auremir) e Max (Yuri); Jonatan Cafú (Lucas Ramos), Felipe Marques (Lucas Hernández) e Elton (Jenison). Técnico: Jorginho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.