Atlético-MG faz consulta por volante Ederson, e Corinthians coloca preço
A ida de Ederson para o Fortaleza foi daqueles negócios que todos os lados se deram bem. O jogador foi destaque e terminou o Brasileirão muito mais valorizado do que quando começou. O Leão do Pici teve no volante um dos pilares do time montado pelo técnico Juan Vojvoda e pela primeira vez vai disputar a Copa Libertadores. Já o Corinthians viu o atleta que estava fora dos planos se tornar uma das atrações do mercado. São vários os clubes que já manifestaram interesse em Ederson, inclusive o campeão brasileiro. O Atlético-MG já entrou em contato com o staff do volante.
Certo mesmo é que Ederson não seguirá no Fortaleza em 2022. O clube cearense não tem dinheiro para competir com os candidatos que já se apresentaram. Seja para pagar o que deseja o Corinthians ou o contrato pretendido pelo jogador. O interesse do Atlético-MG em Ederson foi divulgado pela Rádio Itatiaia e confirmado pelo UOL Esporte.
"Por enquanto não passa de especulações", resumiu César Godoy, agente de Ederson, ao ser questionado sobre o interesse atleticano no jogador. Porém, o Galo foi um pouco mais além e procurou saber a real situação do volante: quanto ganha? Quanto é a pedida do Corinthians? Tem interesse em vestir a camisa alvinegra em 2022?
A resposta para a última questão foi positiva. Inclusive, Ederson enxerga o Atlético como uma das boas alternativas para 2022, mas não como prioridade. Atuar fora do Brasil é o sonho do atleta e é nisso que o staff do atleta tem trabalhado nisso. O empresário André Cury está no meio. Mas hoje o Galo tem tudo o que o volante procura: boa condição financeira e um time que vai brigar por grandes títulos. Portanto, não dá para descartar os mineiros da briga.
Porém, a disputa não será nada fácil, afinal de contas a briga será em euros. Um clube inglês já manifestou interesse no jogador que pertence ao Corinthians, que vê a chance de fazer um bom dinheiro. A multa de Ederson é de aproximadamente 8 milhões de euros, cerca de R$ 50 milhões. E é o valor que a diretoria corintiana deseja receber pelo jogador.
Queimado no passado e concorrência em 2022
Ederson foi um dos grandes nomes do Fortaleza na temporada. Mesmo assim, o Corinthians nem sequer cogita aproveitar o volante em 2022. Existem três explicações para tal decisão. A primeira e principal é a questão financeira, pois o Timão tem a oportunidade de fazer um bom dinheiro. A expectativa é conseguir cerca de R$ 50 milhões em uma negociação com o futebol internacional. Cifras que o Alvinegro certamente não vai conseguir em nenhuma transação nacional. Ou seja, a venda para um clube estrangeiro é a prioridade.
Outros dois pontos que pesam contra Ederson no Corinthians são o passado dele no clube, e o futuro do time. A passagem de Ederson pelo Alvinegro paulista não deixou boas lembranças. O jogador saiu queimado, tanto que foi emprestado sem custos ao Fortaleza, que arcou apenas com o salário. Para completar, o Corinthians que Ederson deixou, em março de 2021, está bastante diferente do que será em janeiro de 2022.
Chegaram reforços de peso, casos de Renato Augusto e Giuliano, fora que Paulinho está muito próximo de ser confirmado como reforço corintiano para a próxima temporada. Além de jogadores como Cantillo, que fazem parte dos planos do clube para o ano que vem. Com tantas opções para o meio de campo, fazer dinheiro com Ederson é tida como a melhor alternativa pelo Alvinegro paulista.
Não ao Atlético após rebaixamento do Cruzeiro
Essa não é a primeira vez que o Atlético-MG mostra interesse em Ederson. Revelado pelo Cruzeiro, o volante de 22 anos foi um dos poucos jogadores que se salvaram da campanha que rebaixou a Raposa no Brasileirão de 2019. Como naquela época o clube celeste já passava por enorme crise financeira, Ederson ficou livre após fazer um acordo com a diretoria do Cruzeiro. Ele retirou o processo que movia na Justiça e foi liberado sem custos.
O acerto com o Corinthians aconteceu em fevereiro de 2020. Antes de assinar com o Timão, Ederson foi procurado pelo Atlético. O contrato oferecido pelo Galo foi semelhante ao que ele assinou com o clube paulista, mas naquele momento pesou o temor do jogador em sair do Cruzeiro e ir diretamente para o grande rival, isso dois meses depois do rebaixamento.
Para 2022, o passado cruzeirense não é mais um problema. Mas como Ederson está valorizado, a definição sobre o próximo clube não será rápida. O Corinthians e o próprio jogador vão em busca do melhor negócio possível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.