'Fogo nos racistas', diz Reinaldo ao receber homenagem no Bola de Prata
Maior artilheiro da história do Atlético-MG, Reinaldo foi homenageado também pela luta fora das quatro linhas. O ex-jogador foi premiado na categoria "Reflexões" do Bola de Prata da ESPN, e refez sua comemoração histórica: braço erguido e punho cerrado, gesto símbolo da luta antirracista.
Em seu discurso de agradecimento, Reinaldo comemorou o bicampeonato do Atlético e se disse honrado com a homenagem: "Os anos de história do nosso clube mostra que somos resistência. Como povo brasileiro, devemos sempre lutar, lutar e fogo nos racistas".
O ex-atacante foi considerado um dos mais talentosos de sua geração. Com a camisa do Galo, marcou 288 gols. Reinaldo aposentou-se aos 28 anos, após cinco cirurgias no joelho.
Cada vez que marcava um gol, o rei dos atleticanos fazia questão de levantar o braço e cerrar o punho, gesto antirracista dos Panteras Negras, grupo do movimento negro norte-americano. O ato também era um gesto de protesto ao regime militar brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.