Topo

Problema no pulmão de Kimmich pode causar inflamação no coração, diz médico

Kimmich comemora o seu gol em Bayern de Munique x Real Madrid, pela Liga dos Campeões - JAVIER SORIANO/AFP PHOTO
Kimmich comemora o seu gol em Bayern de Munique x Real Madrid, pela Liga dos Campeões Imagem: JAVIER SORIANO/AFP PHOTO

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2021 10h39

O Bayern de Munique anunciou, ontem (9), que o meio-campista Joshua Kimmich não atua mais pela equipe em 2021. O jogador de 26 anos foi um dos cinco atletas do time bávaro que se recusaram a tomar a vacina contra a covid-19.

Kimmich testou positivo para a doença há algumas semanas, passou por um período de quarentena, porém, desenvolveu problemas pulmonares por conta da doença. A nota do Bayern afirmou que o atleta se recupera bem, mas, por causa das sequelas da covid, não tem condições de atuar mais esse ano.

A nota do time alemão ainda trouxe uma aspa do atleta revelando que ele teve uma "pequena infiltração" em seus pulmões. Para entender melhor as consequências dessa infiltração, o jornal alemão 'Bild' entrevistou Ingo Froböse, especialista em ciência esportiva.

O médico explicou que a infiltração citada por Kimmich pode ser um líquido nos pulmões resultantes de uma inflamação e isso pode produzir um engrossamento dos pulmões. A consequência de tudo isso seria o volume pulmonar não estar mais disponível em seu nível máximo.

"O corpo reage à infiltração, portanto, a inflamação é esperada. Isso por ter consequências enormes se a tensão ocorrer muito cedo: até mesmo a inflamação do músculo cardíaco. Se Kimmich voltar a treinar cedo demais, isso pode ter grandes consequências. Existe o perigo de a função pulmonar ser afetada a longo prazo". Ingo Froböse

Kimmich está no Bayern desde a temporada 2015/16 e conquistou vários títulos. Sua estreia na seleção da Alemanha foi em maio de 2016, em amistoso contra a Eslováquia.