Salah marca de pênalti, Liverpool vence o Aston Villa e encosta no City
O Liverpool bateu o Aston Villa por 1 a 0 na tarde de hoje (11), em Anfield, pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, e voltou a encostar na liderança da competição. O gol foi marcado por Mohamed Salah, artilheiro da liga.
Com o resultado, os Reds chegam 37 pontos e ficam com o segundo lugar. O líder Manchester City, que venceu o Wolverhampton mais cedo, tem 38 pontos. Já a equipe de Birmingham tem 19, e ocupa a 12ª posição.
Na próxima rodada, o Villa volta a campo para enfrentar o Norwich, em Carrow Road, na terça-feira (14). Na quinta (16), a equipe de Jurgen Klopp recebe o Newcastle.
Quem foi bem: Martínez
Emiliano Martínez foi um dos grandes destaques no jogo em Anfield. O goleirão fez quatro boas defesas e dificultou a vida dos donos da casa, além de irritar a torcida e enervar os adversários com a famosa 'cera' para repor a bola a cada tiro de meta ou falta. Na cobrança de pênalti convertida por Salah, o argentino ainda acertou o canto, mas não conseguiu impedir o gol do artilheiro da liga.
Quem foi mal: Ataque do Aston Villa
Ciente da dificuldade que seria a partida contra os Reds, o time do Aston Villa passou a partida quase inteira fechado na defesa. Dessa maneira, seus atacantes foram praticamente inoperantes, sem assustar a defesa dos donos da casa. Quando pôde contra-atacar, o trio formado por Watkins, Young e Ramsey sequer conseguiu acertar um chute em direção ao gol de Alisson.
Liverpool pressiona, sofre contra ferrolho e marca de pênalti
Os donos da casa começaram a partida com domínio das ações ofensivas, dando trabalho à defesa do Aston Villa. O placar só não saiu do 0 a 0 até meio do segundo tempo pela falta de pontaria dos Reds, que pararam em uma boa atuação do goleiro Emiliano Martínez, que fez três quatro defesas. O gol finalmente saiu após a cobrança de pênalti de Salah, após falta de Mings no atacante egípcio. Após marcar, o time de Klopp passou a administrar o resultado, e só voltou a levar perigo no último lance do jogo, quando Jota teve a bola na cara do gol e mandou para fora.
Aston Villa se fecha atrás, e faz Alisson ser espectador em campo
Fechado em suas duas linhas de defesa, o Aston Villa se propôs a segurar o melhor ataque da Premier League com o ferrolho, e tentar marcar no contra-ataque. O primeiro objetivo não foi cumprido por pouco. Já o segundo, por muito. Com a bola em posse do Liverpool durante a maior parte do jogo, o Villa pouco atacou e não levou perigo à meta de Alisson. Com o revés no placar, os visitantes se lançaram à frente e abusaram dos cruzamentos, mas não conseguiram o empate.
Cronologia do jogo
Na primeira etapa, o Liverpool até criou boas chances, mas o resultado continuou com o empate sem gols. Aos 21 minutos da etapa final, Salah abriu o placar de pênalti.
Em jogo difícil, Salah decide e se isola na artilharia
Melhor ataque da Premier League, o Liverpool sofreu para encontrar o caminho das redes. O time visitante se defendia muito bem até o pênalti de Mings em Salah. E foi o egípcio, artilheiro da competição, que assumiu a responsabilidade da cobrança e converteu o penal. Com o tento, o atacante se isola ainda mais na lista de goleadores do Campeonato Inglês, com 14 bolas na rede.
Gerrard reencontra os Reds
A partida em Anfield marcou o reencontro de Steven Gerrard, hoje técnico do Aston Villa, com o Liverpool, clube do qual é ídolo e pelo qual conquistou, entre outros títulos, a Liga dos Campeões em 2005. Antes do início do confronto, os torcedores dos Reds cantaram em homenagem ao ex-meio-campista, que defendeu o clube por 17 anos como atleta.
FICHA TÉCNICA
Liverpool 1 x 0 Aston Villa
Data: 11/12/2021
Hora: 12h (de Brasília)
Local: Anfield, em Liverpool (ING)
Árbitro: Stuart Attwell
Assistentes: Harry Lennard e Simon Long
Cartões amarelos: Van Dijk (Liverpool); Nakamba (Aston Villa) e Watkins (Aston Villa)
Cartões vermelhos:
Gols: Salah, aos 21' do 2º tempo.
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip e Robertson; Fabinho, Henderson e Thiago (Milner); Salah, Mané (Minamino) e Oxlade-Chamberlain (Diogo Jota). Técnico: Jurgen Klopp.
Aston Villa: Martínez; Cash, Konsa, Mings e Targett; Nakamba (Sanson), McGinn e Douglas Luiz; Ramsey (Ings), Watkins e Young (Buendía). Técnico: Steven Gerrard.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.