Topo

Salah marca de pênalti, Liverpool vence o Aston Villa e encosta no City

Mohamed Salah, do Liverpool, comemora seu gol contra o Aston Villa pela Premier League - RUSSELL CHEYNE/REUTERS
Mohamed Salah, do Liverpool, comemora seu gol contra o Aston Villa pela Premier League Imagem: RUSSELL CHEYNE/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2021 13h53

O Liverpool bateu o Aston Villa por 1 a 0 na tarde de hoje (11), em Anfield, pela 16ª rodada do Campeonato Inglês, e voltou a encostar na liderança da competição. O gol foi marcado por Mohamed Salah, artilheiro da liga.

Com o resultado, os Reds chegam 37 pontos e ficam com o segundo lugar. O líder Manchester City, que venceu o Wolverhampton mais cedo, tem 38 pontos. Já a equipe de Birmingham tem 19, e ocupa a 12ª posição.

Na próxima rodada, o Villa volta a campo para enfrentar o Norwich, em Carrow Road, na terça-feira (14). Na quinta (16), a equipe de Jurgen Klopp recebe o Newcastle.

Quem foi bem: Martínez

Emiliano Martínez foi um dos grandes destaques no jogo em Anfield. O goleirão fez quatro boas defesas e dificultou a vida dos donos da casa, além de irritar a torcida e enervar os adversários com a famosa 'cera' para repor a bola a cada tiro de meta ou falta. Na cobrança de pênalti convertida por Salah, o argentino ainda acertou o canto, mas não conseguiu impedir o gol do artilheiro da liga.

Quem foi mal: Ataque do Aston Villa

Ciente da dificuldade que seria a partida contra os Reds, o time do Aston Villa passou a partida quase inteira fechado na defesa. Dessa maneira, seus atacantes foram praticamente inoperantes, sem assustar a defesa dos donos da casa. Quando pôde contra-atacar, o trio formado por Watkins, Young e Ramsey sequer conseguiu acertar um chute em direção ao gol de Alisson.

Liverpool pressiona, sofre contra ferrolho e marca de pênalti

Os donos da casa começaram a partida com domínio das ações ofensivas, dando trabalho à defesa do Aston Villa. O placar só não saiu do 0 a 0 até meio do segundo tempo pela falta de pontaria dos Reds, que pararam em uma boa atuação do goleiro Emiliano Martínez, que fez três quatro defesas. O gol finalmente saiu após a cobrança de pênalti de Salah, após falta de Mings no atacante egípcio. Após marcar, o time de Klopp passou a administrar o resultado, e só voltou a levar perigo no último lance do jogo, quando Jota teve a bola na cara do gol e mandou para fora.

Aston Villa se fecha atrás, e faz Alisson ser espectador em campo

Fechado em suas duas linhas de defesa, o Aston Villa se propôs a segurar o melhor ataque da Premier League com o ferrolho, e tentar marcar no contra-ataque. O primeiro objetivo não foi cumprido por pouco. Já o segundo, por muito. Com a bola em posse do Liverpool durante a maior parte do jogo, o Villa pouco atacou e não levou perigo à meta de Alisson. Com o revés no placar, os visitantes se lançaram à frente e abusaram dos cruzamentos, mas não conseguiram o empate.

Cronologia do jogo

Na primeira etapa, o Liverpool até criou boas chances, mas o resultado continuou com o empate sem gols. Aos 21 minutos da etapa final, Salah abriu o placar de pênalti.

Em jogo difícil, Salah decide e se isola na artilharia

Melhor ataque da Premier League, o Liverpool sofreu para encontrar o caminho das redes. O time visitante se defendia muito bem até o pênalti de Mings em Salah. E foi o egípcio, artilheiro da competição, que assumiu a responsabilidade da cobrança e converteu o penal. Com o tento, o atacante se isola ainda mais na lista de goleadores do Campeonato Inglês, com 14 bolas na rede.

Gerrard reencontra os Reds

Steven Gerrard, técnico do Aston Villa, comanda sua equipe em partida contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês - Oli Scarff/AFP - Oli Scarff/AFP
Steven Gerrard, técnico do Aston Villa, comanda sua equipe em partida contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês
Imagem: Oli Scarff/AFP

A partida em Anfield marcou o reencontro de Steven Gerrard, hoje técnico do Aston Villa, com o Liverpool, clube do qual é ídolo e pelo qual conquistou, entre outros títulos, a Liga dos Campeões em 2005. Antes do início do confronto, os torcedores dos Reds cantaram em homenagem ao ex-meio-campista, que defendeu o clube por 17 anos como atleta.

FICHA TÉCNICA

Liverpool 1 x 0 Aston Villa

Data: 11/12/2021

Hora: 12h (de Brasília)

Local: Anfield, em Liverpool (ING)

Árbitro: Stuart Attwell

Assistentes: Harry Lennard e Simon Long

Cartões amarelos: Van Dijk (Liverpool); Nakamba (Aston Villa) e Watkins (Aston Villa)

Cartões vermelhos:

Gols: Salah, aos 21' do 2º tempo.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip e Robertson; Fabinho, Henderson e Thiago (Milner); Salah, Mané (Minamino) e Oxlade-Chamberlain (Diogo Jota). Técnico: Jurgen Klopp.

Aston Villa: Martínez; Cash, Konsa, Mings e Targett; Nakamba (Sanson), McGinn e Douglas Luiz; Ramsey (Ings), Watkins e Young (Buendía). Técnico: Steven Gerrard.