Felipe Melo jogará com a 52 em alusão ao título que Flu considera Mundial
O volante Felipe Melo, de 38 anos, foi anunciado no início da tarde de hoje (13) como reforço do Fluminense. Bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras, o experiente jogador vestirá a camisa número 52, em alusão ao título da Copa Rio conquistado pelo Tricolor em 1952 e que é considerado pelo clube como Mundial. A conquista completará 70 anos em 2022.
O torneio, por exemplo, é o mesmo que o Palmeiras venceu no ano anterior e que o clube paulista também reivindica como título mundial.
No caso da conquista tricolor, a competição foi sediada no Rio de Janeiro e contou com Corinthians (Brasil), Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal).
Fluminense e Corinthians fizeram a decisão em dois jogos, com o Tricolor vencendo o primeiro por 2 a 0, com gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho, e empatando o segundo em 2 a 2, com gols de Didi e Marinho para o clube das Laranjeiras.
Em matéria publicada em 2 de agosto deste ano, o Fluminense, em seu site oficial, informou que "a fim de conseguir o reconhecimento do título, o Flu promove desde 2012 diversas ações especiais, como menções exibidas no Estádio de Laranjeiras e no Maracanã. Além disso, o clube já encaminhou à CBF, Conmebol e FIFA um dossiê acerca da conquista, o que, posteriormente, deu origem a um livro oficial, intitulado "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952" e lançado na FluFest de 2017".
No Palmeiras, fez história com a 30
Felipe Melo cravou seu na história do Palmeiras com a camisa 30. A 5 — que atuou na maioria das vezes na seleção brasileira — já era de Arouca na temporada em que chegou ao clube.
No ano seguinte, Arouca deixou o Alviverde, mas o volante preferiu manter a numeração "em respeito aos torcedores que já haviam comprado a 30", segundo o próprio jogador. E foi com ela que ele conquistou um bicampeonato de Libertadores, um brasileiro, uma Copa do Brasil e um Paulista, ficando eternizado no clube.
Seu histórico na carreira, porém, demonstra que Felipe Melo nunca foi muito apegado aos números. Na Inter de Milão (ITA), foi 5 e 83. No Galatasaray (TUR), jogou a maior parte do tempo com a 3, mas também já foi 10. Na Juventus (ITA), foi 4. Na Fiorentina (ITA), 88. No Almería (ESP), 4. E no Racing Santander (ESP) e Mallorca (ESP), 23.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.