O Palmeiras ficou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, mas a torcida terminou o ano celebrando a conquista da Libertadores. Agora, o Verdão se prepara para a disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá em fevereiro do ano que vem.
O Fim de Papo teve uma edição especial, transmitida pelo UOL Esporte, para um balanço do Brasileiro, e contou com Vinicius Mesquita, José Trajano e Renato Maurício Prado, além dos convidados Vitor Guedes, Danilo Lavieri, Maurício Barros e Marcelo Hazan.
Danilo Lavieri, porém, não pôde deixar de falar sobre a conquista do título continental e do técnico Abel Ferreira. O colunista do UOL Esporte, inclusive, participou de uma debate que tinha começado anteriormente à participação, sobre qual poderia ser considerado o time do ano.
"O Palmeiras pode, sim, ser considerado o time do ano. Duas Libertadores em um ano só, a torcida ficou muito feliz, obviamente, e, agora, tem essa reformulação em curso. Saiu o Jailson, saiu Felipe Melo, Universidad Católica acabou de divulgar que tem um acordo para liberar o zagueiro Huerta para o Palmeiras, Palmeiras também vai contratar o Atuesta, Marcelo Lomba... Enfim, está uma reformulação de elenco em curso. Acho importante porque, se formos lembrar, depois que o Palmeiras foi campeão da Libertadores em 2020, o Abel Ferreira pediu para que o elenco pudesse ser reformulado, pelo menos em parte, e a direção do Palmeiras optou por manter quase a mesma base, com exceção do retorno do Dudu, e o próprio Deyverson, que acabou sendo um dos personagens do ano. Agora o Palmeiras vai um pouco mais ao mercado, até porque poderá reforçar o time para o Mundial. Acho que é isso que a torcida do Palmeiras está pensando, em fevereiro, em Abu Dhabi", disse.
Renato Maurício Prado, também colunista do UOL Esporte, concorda com a avaliação quanto ao "time do ano", mas faz ressalvas em relação ao trabalho de Abel Ferreira.
"Ele [Palmeiras], para mim, é o time do ano porque ganhou a competição mais importante do ano, mas fora essa competição, ele perdeu tudo. Tudo. Abel Ferreira perdeu tudo esse ano, e ganhou a Libertadores. E ganhou com uma bola do Michael que passou um metro e, na prorrogação, o Andreas Pereira escorregando. Estou longe de achar um gênio. Ele não engraça a pantufa do Jorge Jesus. É bom treinador, sério, estudioso, mas não tem nada de inovador. E tem uma coisa que eu detesto, que é o técnico que dá prioridade absoluta para a defesa. (...) Agora, não adianta, título é título. Título é incontestável. Eu só não sou desses de 'Ah, Abel Ferreira é um gênio'. Para o nível de técnico brasileiro, ele está um degrauzinho acima"
Trajano aponta a relevância dos títulos conquistados pelo técnico português, mas também não é só elogios.
"Ele é trabalhador, é sério, estudioso, tem seus méritos, mas também não me incluo na lista daqueles que acham o Abel fora de série, um treinador extraordinário. O Palmeiras conseguiu, no confronto com o Flamengo, ganhar a Libertadores e vai disputar o Mundial. Quem sabe até conquistar esse Mundial! (...) A Libertadores pesa muito, e ganhar duas..."
Lavieri, por sua vez, lembrou que o Palmeiras conseguiu parar o Atlético-MG, campeão do Brasileiro, na semifinal da Libertadores e houve virtudes em outros pontos no decorrer de 2021.
"Quanto mais eu vejo o Atlético-MG empilhando goleadas, considero o Abel um treinador melhor. O Abel conseguiu montar um esquema para parar o Atlético-MG, coisas que poucos times aqui no Brasil conseguiram. A gente vai poder discutir: 'Ah, foi um jogo feio. O Palmeiras jogou como time pequeno. Jogou lá atrás, marcando. O Hulk errou o pênalti'. Podemos discutir tudo isso, mas faz parte do jogo. Assim como o Renato [Maurício Prado] falou que o Flamengo chegou estraçalhado fisicamente para a final, e o Palmeiras fez um plano para chegar melhor fisicamente. Teve porrada no Abel porque jogou com time reserva contra o São Paulo (...). Então, discordo um pouco dos amigos. Acho que o Abel tem muito mérito, montou um time que joga de forma menos vistosa que o do Jorge Jesus, mas ainda acho que não é por isso que vamos falar que o Abel é um técnico ruim. Abel é um técnico bom, estrategista, mostrou diferentes formas de jogar com o Palmeiras. É um treinador que estuda bastante os adversários, que consegue perceber as falhas. Perdeu a Copa do Brasil, e, aí sim, considero o grande problema do ano (...)", indicou.
A próxima edição da Live do Palmeiras será nesta terça-feira (14). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.