Topo

OPINIÃO

Mauro: Palmeiras faz tentativas interessantes com reforços sul-americanos

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 12h05

O Palmeiras acertou a contratação de três reforços para a próxima temporada, com a chegada do goleiro Marcelo Lomba, que estava no Internacional, do zagueiro Valber Huerta, ex-Universidad Católica, e do meio-campista Eduard Atuesta, ex-Los Angeles FC. Os jogadores chegam poucos dias após a definição de saídas de atletas experientes como Felipe Melo e Jailson.

No UOL News Esporte, Mauro Cezar Pereira não vê justificativa para a chegada de Lomba, mas considera que no caso dos dois jogadores contratados do exterior o Palmeiras faz uma aposta interessante, sem nenhuma garantia que possa dar certo ou que sejam apenas atletas para compor o elenco, mas com uma renovação que pode ser importante para o elenco.

"No gol eu não entendi muito bem, abriu mão de um goleiro de 40 e contratou um de 35, 36, um veterano por outro, eu imaginava que fosse contratar um goleiro mais jovem, não um garoto de 18 anos, mas um goleiro de 27, 28 anos, 25 anos, um goleiro mais jovem para ser um reserva do Weverton e aos poucos ir preparando esse goleiro, foi o que eu imaginava que fosse acontecer", diz Mauro.

"Tem que ter um pouco de calma, esperar para ver como será o desempenho, são atletas que podem ser meros jogadores para compor elenco e podem até se destacar bastante e ganhar posição no time. Mas não são até aqui contratações daquelas que muita gente especulou quando a Leila Pereira foi eleita presidente do clube, não foram contratações até agora daquelas mirabolantes, midiáticas, isso é o Corinthians que está buscando, o Palmeiras até agora em uma postura que me parece bem mais razoável, bem mais pé no chão", completa.

O jornalista considera que o Palmeiras poderá fazer alguma contratação de maior impacto posteriormente, mas busca alternativas razoáveis para peças que possam preencher o elenco visando a próxima temporada depois de um ciclo vencedor, podendo abrir mão de veterano caros que hoje ocupam o banco de reservas.

"Vai mapeando o mercado, buscando saídas mais acessíveis do ponto de vista financeiro e talvez fazendo uma contratação de maior impacto mais na frente, mas de uma forma bem criteriosa, eu acho bem mais razoável e não precisa pressa, o Palmeiras tem tempo, ganhou a Libertadores, as coisas estão tranquilas, a questão agora é o técnico continuar e tentar aos poucos encontrar os jogadores que vão preenchendo algumas lacunas", diz Mauro.

"São tentativas? Sim, são tentativas, achar que esses jogadores contratados nos Estados Unidos e no Chile serão jogadores que vão chegar e arrebentar é uma visão muito otimista, a gente tem que ver como que vai ser a adaptação, o desempenho e tudo mais, mas são tentativas interessantes na minha opinião, porque não são caras em relação ao que o mercado pratica em algumas situações e você viabiliza isso basicamente com a liberação de alguns jogadores caros, veteranos e que são reservas, que jogam muito pouco, que é o caso do Jailson, é o caso do Willian e o próprio Felipe Melo já estava nessa situação também", conclui.