Topo

Palmeiras

Mercado da Bola 2021: Quem chega e quem sai do Palmeiras

Zagueiro Valber Huerta, do Universidad Católica, está próximo do Palmeiras - Juan Ignacio Roncoroni - Pool/Getty Images
Zagueiro Valber Huerta, do Universidad Católica, está próximo do Palmeiras Imagem: Juan Ignacio Roncoroni - Pool/Getty Images

Diego Iwata Lima

De São Paulo

14/12/2021 04h00

O tricampeão da Libertadores está de presidenta nova —Leila Pereira— e cofre um pouco mais aberto do que teve para a temporada 2021. Não haverá gastos exorbitantes e, por isso, nomes aventados, como Phillipe Coutinho e Cavani, só aparecerão no clube se algo muito fora da curva acontecer.

O ano ainda nem acabou, mas o 2022 do Palmeiras, com contratações pontuais, já está a todo vapor. O time já soma três reforços para posições em que havia necessidade de reposição e rejuvenescimento.

"Medalhões" não estão descartados. Mas tudo vai depender das condições de negociação oferecidas ao Palmeiras, que pretende manter os pés no chão, financeiramente falando.

Necessidades nos três setores

Com as chegadas do meio e volante colombiano Atuesta, do zagueiro chileno Huerta e do goleiro Marcelo Lomba, a posição em que o clube segue buscando um nome é a de centroavante.

Deyverson, gol do Tri à parte, é um jogador de composição de elenco, e o Palmeiras precisa de alguém que chegue, vista a "camisa 9", entre no campo e jogue.

Quem chegou ao time

Marcelo Lomba, 34, é o goleiro que chega para suprir a saída de Jaílson. Saindo do Inter, Lomba vem para ser reserva imediato de Weverton, que deve perder muitos jogos por conta das convocações que certamente terá para a seleção brasileira.

Valber Huerta, 28, é o zagueiro canhoto que Abel Ferreira vem pedindo desde o fim da temporada 2020. Huerta enfrentou o Palmeiras neste ano, pelas oitavas da Copa Libertadores, pela Universiddad Católica, e chega ao Palmeiras em definitivo —o Alviverde passa a deter 80% dos direitos do jogador.

Eduard Atuesta, 24, é um volante que também atua mais avançado. O colombiano vem preencher a vaga deixada pela saída de Felipe Melo e traz uma vantagem etária considerável em relação aos 38 anos do ex-capitão.

Quem saiu e pode sair do elenco campeão

Jaílson, 41, está entre os jogadores mais vezes campeão com a camisa do Palmeiras na história. Chegou ao clube no fim de 2014 e pegou todo o ciclo de conquistas iniciado com a Copa do Brasil de 2015. Com o fim de seu contrato, foi para o Cruzeiro.

Felipe Melo, 38, também deixou seu nome na história do clube como um dos jogadores mais importantes dos anos recentes. Foi mais um a sair do Palmeiras ao final de seu contrato em meio ao processo de renovação do elenco. Acertou-se com o Fluminense.

Victor Luis, 28, perdeu muito espaço com as chegadas de Piquerez e Jorge. E, como tem mercado em clubes de médio porte, e contrato se encerrando no fim de 2022, a tendência é que o lateral-esquerdo realmente seja negociado, muito embora seu desejo seja seguir no Palmeiras, seu clube de coração.

Danilo Barbosa, 25, não conseguiu se firmar, mesmo tendo sido indicado por Abel Ferreira, com quem ele trabalhara no Braga (POR). O volante/zagueiro teve concorrência pesada pela frente e não conseguiu desbancar peças como Gustavo Gómez, Luan, Danilo e Zé Rafael. Deve retornar ao Nice (FRA), de onde veio por empréstimo.

Luiz Adriano, 34, foi importantíssimo em 2020, mas caiu vertiginosamente de produção em 2021, sofrendo com lesões e tendo seu (mau) comportamento extracampo como tema de reuniões internas. Embora tenha ainda mais dois anos de contrato, a tendência é que ele não siga no Palmeiras para 2022.

Willian Bigode, 35, teve seu contrato com o clube renovado para 2022, mas foi mais um que perdeu espaço ao longo da temporada e passou a ser quinta ou sexta opção de Abel para o ataque. O jogador interessa ao Santos e ao Fluminense, mas as negociações com o time paulista emperraram momentaneamente. Já com o Tricolor, há contatos avançados, e o atacante deve mesmo ser companheiro de Felipe Melo nas Laranjeiras.

Time-base não muda muito para 2022

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Atuesta) e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu

Palmeiras