Topo

Atlético-MG está a 90 minutos de fechar a maior temporada de sua história

Elenco do Atlético-MG antes da partida de ida com o Athletico-PR, no Mineirão - Pedro Souza/Atlético-MG
Elenco do Atlético-MG antes da partida de ida com o Athletico-PR, no Mineirão Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Lohanna Lima e Victor Martins

Do UOL, em Curitiba e Belo Horizonte

15/12/2021 04h00

Campeão ou não da Copa do Brasil, o Atlético-MG de 2021 já está na história como um dos maiores times do clube em 113 anos. A discussão do momento é se o time comandado por Cuca e liderado por Hulk é o maior Galo de todos os tempos. Faltam 90 minutos para que essa dúvida termine. Hoje (15) à noite o Alvinegro pode vencer a Copa do Brasil, praticamente duas semanas depois de conquistar o Campeonato Brasileiro.

Como venceu o Athletico-PR por 4 a 0 no jogo de ida, no Mineirão, o Atlético pode perder por até três gols de diferença que levantará a taça do torneio pela segunda vez —a outra foi em 2014, quando bateu o Cruzeiro na decisão. Os últimos 90 minutos da temporada vão ser disputados na Arena da Baixada, em Curitiba.

Hulk repetiu a comemoração de Reinaldo para homenagear o maior goleador da história do Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético - Pedro Souza/Atlético
Hulk repetiu a comemoração de Reinaldo para homenagear o maior goleador da história do Atlético-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético

Mas, espera: o maior time da história do Galo, mesmo?

Pois é. A bola foi levantada por ninguém menos Reinaldo, um ídolo eterno do Galo. Em participação no programa Bem, Amigos, do SporTV, o Rei não titubeou em sua opinião. "Este time do Atlético pode ser considerado o maior da história. Até por este grande título, este bicampeonato. Tudo evoluiu. Nós jogamos um futebol bonito. Teve o time de 2013 e outros times que jogaram um futebol bonito. Mas este, além de jogar este futebol bonito, além de conquistar um título incontestável, os jogadores atuais recebem benefícios bem maiores que na nossa época.", disse Reinaldo.

Os números dão razão ao antigo camisa 9 do Atlético. Com 51 vitórias na temporada, em jogos por Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro, o Galo já igualou ao Grêmio de 1979, que também conquistou 51 triunfos dentro de uma temporada, como mostra levantamento feito por Rodolfo Rodrigues. Portanto, caso vença o Athletico-PR mais uma vez, o Atlético-MG pode fazer algo que nenhum outro clube do Brasil jamais fez, que é terminar a temporada com 52 vitórias em partidas oficiais.

"A gente não consegue falar da história no presente. Você está dentro dele. Ela vai ficando mais discutida com o tempo passando. Então, vai passar o tempo, vão vir outros Atléticos que vão ser comparados a este, ao de 1981, ao de 1971 e a diversos outros grandes Atléticos. No futuro, essa história vai render mais", disse o técnico Cuca, que também montou o time de 2013, vencedor da Copa Libertadores.

Jogadores do Atlético-MG no momento em que erguem a taça de campeão brasileiro - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Atlético-MG no momento em que erguem a taça de campeão brasileiro
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Quem estava com o Cuca naquela conquista internacional e está novamente ao lado dele é o zagueiro Réver. Capitão do Galo oito anos atrás e também em 2021, ele evitou colocar a equipe atual como a maior da história do clube, mas agradeceu o elogio feito por Reinaldo.

"Você tendo uma referência, um cara que é ídolo em um clube como o Atlético, falar que o Atlético de 2021 é o melhor Atlético da história do clube deixa a gente impactado. Então a gente fica muito feliz que o trabalho vem sendo reconhecido por ídolos como o Reinaldo, mas a gente tem os pezinhos no chão, sabemos das nossas limitações, mas claro que um elogio vindo do maior ídolo do clube é sempre bem-vindo".

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR X ATLÉTICO-MG

Motivo: Final da Copa do Brasil
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário: 15 de dezembro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho (SP) e Rafael da Silva (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

ATHLETICO-PR: Athletico-PR: Santos, Pedro Henrique, Zé Ivaldo (Christian) e Nico Hernández; Marcinho, Erick, Léo Cittadini e Abner; Pedro Rocha, Renato Kayzer e David Terans. Técnico: Alberto Valentim.

ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Réver (Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Keno, Hulk e Vargas (Nacho Fernández). Técnico: Cuca.