Torcedor do Athletico na infância, Cuca busca o primeiro título em Curitiba
Nascido em Curitiba em 1963, Alexi Stival, o Cuca, tem mais de 40 anos de futebol, somando o tempo nas categorias de base e as carreiras como jogador e treinador. Campeão da América e também do Brasil, Cuca terá uma noite especial na Arena da Baixada. Pela primeira vez na carreira ele pode ser campeão dentro de casa. Todos os títulos da carreira, como jogador ou treinador, foram conquistados em outros estados.
A família do treinador vai ao estádio do Athletico-PR nesta quarta-feira à noite para acompanhar o duelo com o Atlético-MG, pela final da Copa do Brasil. Apesar de ser paranaense, Cuca comanda o lado mineiro da decisão. E tem grande vantagem no jogo final, pois na ida o Galo fez 4 a 0 no Furacão e agora pode perder por até três gols de diferença para ficar com o título.
Uma conquista diferente para ele. Não só pelo fato de ser em Curitiba, mas especialmente no estádio do Athletico-PR. Cuca era torcedor do clube rubro-negro na infância. "É um clube da nossa cidade, de onde nasci. É o clube para que eu torcia quando era pequeno, a família toda", contou o treinador do Galo, que busca a primeira conquista da Copa do Brasil como treinador.
Como jogador ele foi campeão uma vez, em 1989, pelo Grêmio. Aliás, foi de Cuca o gol do título tricolor na primeira edição do torneio. A final aconteceu em Porto Alegre. Os outros títulos importantes como treinador foram conquistados em Belo Horizonte (Libertadores de 2013), em São Paulo (Brasileiro de 2016) e Salvador (Brasileiro de 2021).
Como jogador e como treinador, Cuca ganhou alguns estaduais na carreira. De Norte a Sul do Brasil, mas nenhum no Paraná. Ele venceu no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Santa Catarina e até no Pará. Agora, com o Atlético-MG, pode vir o primeiro título conquistado em solo paranaense. Logo pelo Galo, com quem o treinador[ criou a maior relação da carreira.
"É o maior clube da minha vida, sem dúvida nenhuma, além de ser o time em que eu trabalhei por mais tempo. São praticamente três anos e meio no clube, com cinco conquistas e na final de mais uma", revelou o treinador atleticano, que está na segunda passagem pela Cidade do Galo.
Coração rubro-negro, casaca alviverde
Apesar de ser torcedor do Athletico-PR, Cuca jamais trabalhou profissionalmente no Furacão. Nem como jogador e, por enquanto, nem como treinador. No entanto, ele já esteve no rival Coritiba em duas oportunidades. Foi com a camisa do Coxa que ele encerrou a carreira como atleta, em 1996.
A segunda passagem foi como treinador, em 2005. Mas Cuca não teve sucesso no comando do time do Alto da Glória e foi demitido durante o Brasileirão daquele ano. Curiosamente, ele terminou a competição no São Caetano, que escapou da queda na última rodada e rebaixou o Coritiba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.