Topo

OPINIÃO

Trajano elege Cuca o técnico do ano: "É gostoso ver o time do Galo jogar"

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 12h21

Cuca levou o Atlético-MG ao título brasileiro depois de 50 anos e pode alcançar a tríplice coroa, com o estadual e a Copa do Brasil, que o time disputa a final hoje contra o Athletico-PR com uma vantagem de quatro gols de diferença. Abel Ferreira comandou o Palmeiras no tricampeonato da Libertadores diante do Flamengo, em Montevidéu, e Juan Pablo Vojvoda treinou o Fortaleza na melhor campanha da história do clube no Brasileirão, terminando em quarto lugar e garantindo uma vaga inédita na Libertadores. Qual dos três pode ser considerado o técnico do ano no Brasil?

No UOL News Esporte, José Trajano elege Cuca como o melhor treinador de 2021 devido ao número de títulos e também ao futebol jogado pelo Atlético-MG, o que o coloca em vantagem na comparação com Abel Ferreira, mesmo tendo o português vencido a competição mais importante da temporada.

"Eu vou ficar com o Cuca, porque ganhou o estadual, ganhou o Brasileiro e vai ganhar a Copa do Brasil hoje, tem um número de títulos maior e é gostoso assistir o time do Galo jogar, é interessante, o time parte para o ataque, tem opções", diz Trajano.

"O Abel conquistou duas vezes a Libertadores, mas não é um time gostoso de se ver, é um time que conquista títulos. E o outro, o argentino do Fortaleza, o Vojvoda, está de parabéns, fez um trabalho magnífico, colocou o time na Libertadores, mas comparando ele com o Cuca, eu fico com o Cuca, mas menção honrosa para o argentino lá de Fortaleza, o Vojvoda", completa.

Milly Lacombe afirma que a comparação é difícil e os três treinadores têm motivos que poderiam justificar a escolha como melhor da temporada, mas também aponta o futebol apresentado pelo Atlético-MG como um fator que pesa a favor de Cuca.

"É difícil essa porque aparentemente é Cuca, é o cara que ganhou mais títulos e que fez o time, formou um time que é mais interessante de se ver jogar. Para quem gosta de futebol, ver o Palmeiras jogar, não é arrebatador, o Fortaleza já não, o Fortaleza se a gente quiser olhar o Vojvoda como o cara que fez mais com menos, ele é o cara, porque o Fortaleza é um time tecnicamente mediano, não tem ali nada de excepcional", diz Milly.

"O trabalho do Abel pode não ser vistoso do pontos de vista de comover, para emocionar quem gosta de ver o futebol bem jogado, mas ele é arrebatador no sentido da competitividade, ele fez história no Palmeiras conquistando um monte de cosias em pouquíssimo tempo e é muito difícil ganhar desse time do Palmeiras, tanto que o Galo não ganhou. Mas o Cuca é o mais vitorioso deles, então é uma enquete muito difícil, eu fico tentada a votar no Abel, por exemplo, ou até no Vojvoda, mas eu acho que fico com o Cuca porque eu gosto de ver o Galo jogar", completa.

A jornalista afirma que, assim como o Flamengo de Jorge Jesus, o Atlético-MG de Cuca é um time que convida a ver jogar pela forma como atua, ainda que não tenha um futebol do mesmo nível que o campeão brasileiro de 2019.

"Eu gosto de ver as triangulações, o toque de bola, a maneira como pressiona a saída de bola do adversário, é como foi o Flamengo de Jorge Jesus, mal comparando, porque eu acho que aquele Flamengo do Jesus foi muito melhor do que é esse Galo, mas eu gosto de ver o Galo jogar, eu gostei de ver aquele Flamengo jogar e estou longe de ser flamenguista ou atleticana, então eu fico com o Cuca", conclui.