Topo

Clubes desejam paralisação do Inglês por surto de covid-19

Estádio Goodison Park, do Everton, segue fechado com cadeado durante paralisação do Campeonato Inglês - CRAIG BROUGH
Estádio Goodison Park, do Everton, segue fechado com cadeado durante paralisação do Campeonato Inglês Imagem: CRAIG BROUGH

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

16/12/2021 13h47

O Campeonato Inglês voltou a sofrer com uma nova onda de infecções de covid-19, dessa vez, a variante ômicron, que vem assolando todo o Reino Unido, está fazendo com que jogos sejam adiados. Nos bastidores, cresce o desejo de paralisação do campeonato, o que não deve acontecer.

Cinco jogos já foram adiados por conta de surtos de coronavírus no elenco dos clubes, mesmo assim, a Liga continua com um posicionamento firme:

"Apesar de reconhecer que vários clubes estão enfrentando surtos de covid-19, é intenção da Liga continuar com seu calendário de jogos onde for possível com segurança", diz um comunicado.

Existe uma ideia crescente de que seria bom paralisar o campeonato por um tempo, pelo menos até 15 de janeiro, já que os casos de infecções pela variante ômicron crescem exponencialmente no país.

Em coletiva de imprensa, o técnico do Brentford, Thomas Frank, foi direto e firme com relação ao pedido de paralisação:

"Casos de covid estão explodindo em todos os clubes da Premier League, todo mundo está lidando com isso e tendo problemas. Adiar esta rodada e também a rodada da Copa daria a todos pelo menos uma semana, ou quatro ou cinco dias para limpar e fazer tudo no campo de treinamento para que tudo esteja limpo e você quebre a corrente.", explicou.

Diante do cenário complicado, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, voltou a fazer um apelo para que todos se vacinem: "Ignore aqueles que fingem saber. Ignore mentiras e desinformação. Ouça as pessoas que sabem melhor. Se você fizer isso, acabará querendo a vacina e o reforço", disse.

A Liga afirmou que vai reintroduzir protocolos de controle mais rígidos. Na última semana, 42 dirigentes, jogadores e funcionários testaram positivo para covid-19, um recorde em uma semana desde o início dos testes.

Vale ressaltar que, adiar os jogos poderia impactar na rodada de "Boxing Day", partidas que são disputadas nos dias de Natal, são muito tradicionais e, além de dar muita audiência, têm grande impacto nas receitas da Liga.