Topo

Jogador é expulso após bater pênalti com 'paradinha' na Europa

Bruno Petkovic, do Dinamo Zagreb, sendo expulso após pênalti polêmico - Reprodução
Bruno Petkovic, do Dinamo Zagreb, sendo expulso após pênalti polêmico Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/12/2021 19h31

Uma cena inusitada ocorreu na quarta-feira (15), pela 19ª rodada do Campeonato Croata. O atacante Bruno Petkovic, do Dinamo Zagreb, foi expulso após cobrar - e converter - um pênalti de "maneira incorreta", segundo julgou o árbitro Duje Strukan, da Croácia.

O jogador utilizou uma paradinha sutil em sua cobrança, movimento proibido pela Fifa desde 2010. O que não se esperava era que o jogador recebesse o seu segundo cartão amarelo, e, consequentemente, o vermelho, que o levou para o chuveiro mais cedo.

A arbitragem cancelou o pênalti e deu reversão para a equipe da casa, o Istra 1961.

Por sorte, o jogo estava 1 a 0 para o Dinamo Zagreb e o lance ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, não afetando a equipe visitante. Após alguns minutos, já nos acréscimos, Stefan Ristovski ainda ampliou o placar para 2 a 0.

"Bruno Petkovic com a maneira mais original de ser expulso este ano", comentou o internauta, no Twitter.

Paradinha pode ou não pode?

Segundo a regra 14 da CBF, autorizada pela Fifa, sobre as normas da cobrança de pênalti: "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido".