Topo

Corinthians

América-MG sonda Janderson, mas condição do Corinthians trava negociação

Janderson disputa bola com Willian Matheus em partida entre Atlético-GO e Juventude pelo Brasileiro - Heber Gomes/AGIF
Janderson disputa bola com Willian Matheus em partida entre Atlético-GO e Juventude pelo Brasileiro Imagem: Heber Gomes/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 04h00

Sem espaço no Corinthians para a próxima temporada, o atacante Janderson ainda não definiu o seu futuro em 2022. O jogador desperta o interesse do América-MG, Atlético-GO e mais dois outros clubes da Série A, porém as negociações estão travadas. Isso porque a diretoria do Timão cobra uma espécie de taxa pelo empréstimo que tem inviabilizado as tratativas.

O objetivo de Janderson é disputar o Brasileiro do ano que vem e se manter na vitrine do futebol nacional. A sondagem do América-MG interessa ao atleta, que vê com bons olhos a possibilidade de disputar a Libertadores em Belo Horizonte. As conversas não avançaram porque o Coelho não está disposto a pagar a pedida do Corinthians.

O Atlético-GO — clube defendido por Janderson desde a metade da última temporada — também tem interesse em contar com o jogador para 2022. O Dragão, no entanto, está ciente de que o atacante possui outras duas propostas de concorrentes da Série A e prevê uma concorrência grande.

Os valores cobrados pelo Corinthians para efetivar o empréstimo são mantidos em sigilo. A título de comparação, o Alvinegro cedeu o zagueiro Bruno Méndez ao Internacional nesta temporada e cobrou R$ 500 mil. Quando o atacante Matheus Davó foi jogar na MLS (Major League Soccer), a diretoria adotou o mesmo procedimento.

Em crise financeira e focada em reduzir o custo de sua folha salarial, a cúpula corintiana costurar acordos com os quais não pague os salários de seus emprestados e ainda receba uma espécie de compensação pela transação. A prática adotada pelo Timão é um dos impeditivos de algumas das negociações em curso.

Caso a situação de Janderson não seja definida até o início do mês de janeiro, o atacante terá que se reapresentar ao CT Joaquim Grava mesmo ciente de que não jogará sob o comando de Sylvinho. O atacante tem contrato com o Corinthians até o fim de 2023 e é uma aposta futura do Alvinegro.

O clube do Parque São Jorge praticamente um time inteiro retornando de empréstimo em janeiro de 2022. Nesta semana, a diretoria explicou que a prioridade é resolver a situação desses atletas, e que pelo menos dois ou três serão reaproveitados no CT Joaquim Grava. Além de Janderson, compõem a lista: Matheus Alexandre, Ederson, Matheus Jesus, Sornoza, André Luis, Everaldo, Jonathan Cafú, Matheus Davó e Rafael Bilu.

O Corinthians ainda tem outros emprestados, mas com vínculos mais extensos. São os casos de Léo Natel, Ramiro, Mateus Vital, Bruno Méndez, Nathan e Madson.

Corinthians