Topo

Fluminense

Fala, Maurão: 'É difícil imaginar o que será o Fluminense de Abel Braga'

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/12/2021 04h00

A volta de Abel Braga ao Fluminense foi um dos temas abordados por Mauro Cezar no quadro "Fala, Maurão". O colunista do UOL Esporte analisa a chegada do técnico, relembra seus últimos trabalhos e faz o seguinte questionamento: qual Abel contratou o clube carioca?

"A última lembrança do técnico é muito boa. Ele quase ganhou o título brasileiro de 2020 com o Internacional, perdeu na última rodada. E foi uma arrancada surpreendente, com nove vitórias seguidas e tudo mais... Mas antes, o Abel fez um trabalho muito fraco no Vasco. Foi um fracasso total. Qual Abel contratou o Fluminense?", pergunta.

"É mais uma contratação muito mais apoiada em lembranças positivas do passado do que com base em algo mais conclusivo e seguro", opina Mauro Cezar. "É difícil imaginar o que será o Fluminense com Abel, justamente porque seus últimos dois trabalhos foram muito diferentes. Qual o padrão Abel Braga 2022? Na média, os últimos trabalhos não foram bons", acrescenta.

Mauro Cezar compara as contratações recentes de Fluminense e Corinthians e diz que o time carioca pode funcionar com o novo técnico. Mas faz uma ressalva: "será totalmente aleatório, como os últimos trabalhos de Abel".

"O time será, obviamente, o chamado time reativo. Deve jogar assim. As características do time serão favoráveis a esse comportamento? Com Felipe Melo, William Bigode, Fred... Me parece que, a exemplo do Corinthians, o Fluminense também monta seu elenco sem ter muita preocupação em sintonizar essas contratações e o atual plantel com o perfil do técnico escolhido", diz.

"No futebol brasileiro, é muita tentativa e erro, e raramente você tem uma combinação entre formação de elenco, perfil do técnico, tudo convergindo para uma proposta de jogo... Então, vai na base da sorte. Pode ser que funcione. Totalmente aleatório, como os últimos trabalhos de Abel Braga", completa.

Fluminense