Topo

Cruzeiro

Ronaldo diz que estará 'sempre próximo' dos jogadores e torcida do Cruzeiro

Ronaldo Fenômeno e Pedro Mesquita Prato, da XP Investimentos, acertam compra do Cruzeiro - Reprodução/Instagram
Ronaldo Fenômeno e Pedro Mesquita Prato, da XP Investimentos, acertam compra do Cruzeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2021 20h39

Novo proprietário do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno quer estar "sempre próximo" dos jogadores e da torcida. De volta ao clube mineiro após quase 30 anos, o ex-jogador prega união para tirar o clube do atual cenário. O Cruzeiro irá para seu terceiro ano na Série B do Campeonato Brasileiro, e acumula dívida milionária.

Em entrevista em seu canal na Twitch, após a transmissão de um torneio de exibição entre amigos —"Galácticos Open"—- realizado em sua casa, Ronaldo defendeu uma relação próxima com o time de Belo Horizonte, já que "essa é uma luta de todos".

"Eu estou sempre muito próximo do clube, dos jogadores, isso daí vai acontecer aqui no Cruzeiro. Estarei sempre muito próximo dos jogadores, da comissão técnica, da torcida", afirmou Ronaldo.

"A gente tem que botar na cabeça que essa é uma luta de todos. A situação que o Cruzeiro chegou, a gente tem que sair. Primeiro passo é sair dessa situação. Nosso objetivo é esse. A gente tem a segunda divisão para disputar, e temos que ir só pensando em voltar à primeira divisão", completou.

Apesar do discurso, Ronaldo tem um histórico desfavorável no que diz respeito a seu relacionamento com clubes em que foi, ou ainda é, acionista.

A primeira experiência do ex-jogador como proprietário de clube foi em 2014, no Fort Lauderdale Strikers (EUA), que acabou falindo. Os jogadores reclamaram do pouco envolvimento do Fenômeno, que não participou ativamente das negociações relacionadas a salários atrasados.

No Real Valladolid, clube espanhol cujo Ronaldo é sócio desde setembro de 2018, mais críticas. O brasileiro foi considerado culpado pelo rebaixamento na última temporada do Campeonato Espanhol. Os torcedores, inclusive, publicaram uma carta classificando como "descaso" as decisões do jogador tomadas à frente da administração da equipe.

A Federação de Peñas do Real Valladolid, uma instituição que reúne as torcidas do clube, inclusive, pediu uma reunião com Ronaldo em maio deste ano, alegando "um completo descaso a tomada de decisões que correspondiam ao campo desportivo".

Mesmo com o retrospecto, Ronaldo projeta deixar um "legado" no clube que o revelou. "O que me motiva é o legado que eu quero deixar. Para mim, a quantidade de dinheiro... Isso não me motiva. O que me motiva é o que a gente pode fazer com o Cruzeiro, em termos de legado, de conquista, de voltar a primeira divisão".

Ronaldo comprou 90% do Cruzeiro por R$ 400 milhões. O acordo foi divulgado pelas partes no início da tarde de hoje (18). O ex-jogador e o clube já estava acertados, com intermediação da XP Investimentos, e aguardavam a mudança no estatuto do clube, agora uma S.A.F (Sociedade Anônima do Futebol), o que aconteceu ontem à noite.

Cruzeiro