Topo

O que é a Tara Sports, empresa usada por Ronaldo na compra do Cruzeiro

Ronaldo no anúncio como novo dono do Cruzeiro - Reprodução/Instagram
Ronaldo no anúncio como novo dono do Cruzeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2021 12h00

O anúncio de que o Cruzeiro será comprado por Ronaldo Fenômeno agitou a tarde deste sábado (18). Para realizar a operação, o ex-atacante vai usar a mesma empresa que controla o Real Valladolid, da Espanha, o outro clube do qual é dono.

A Tara Sports é uma empresa registrada na Plaza de Lealtad, em Madri, na Espanha. Sua finalidade é a prestação de serviços de consultoria e assessoria no meio artístico e desportivo. A empresa tem capital social na casa dos 21 milhões de euros.

Ronaldo controla 82% do clube espanhol de duas maneiras: além de usar a Tara Sports, ele detém uma parte do Vallladolid por meio de investimento via pessoa física.

O clube foi comprado por Ronaldo em setembro de 2018 por 30 milhões de euros. Depois de três temporadas na primeira divisão espanhola, o Valladolid foi rebaixado para a Série B na temporada passada e luta para voltar à elite do futebol espanhol. Ronaldo investiu ainda 2,5 milhões de euros para reformar o estádio Municipal José Zorrilla, que foi utilizado na Copa do Mundo de 1982.

Além de do Valladolid e do Cruzeiro, o ex-jogador é sócio da ODDZ Network, holding de empresas que quer unir esporte, tecnologia e entretenimento.

Segundo Pedro Mesquita, diretor da XP Investimentos, empresa que conduziu a operação de venda das ações da S,A.F. (Sociedade Anônima do Futebol) do Cruzeiro para o Fenômeno, ainda precisam ser acertados alguns detalhes para que a transação seja de fato concluída.

"O futebol no Brasil tem que mudar a forma de gestão. Ainda tem que resolver muitas coisas para concluir a operação. Tem uma dívida grande do Cruzeiro. A gente tem toda a tramitação, renegociação para fazer. Mas é um início da nova trajetória", afirmou.

Com uma dívida que se aproxima de R$ 1 bilhão, o Cruzeiro vê na venda para Ronaldo a chance de se reinventar e sair da Série B do Campeonato Brasileiro.