Topo

Número de estrangeiros foi o motivo para Atlético-MG liberar Alan Franco

Dos 15 jogos de Alan Franco em 2021, cinco foram pelo Campeonato Mineiro - Pedro Souza/Atlético-MG
Dos 15 jogos de Alan Franco em 2021, cinco foram pelo Campeonato Mineiro Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

19/12/2021 04h00

Jogador da seleção equatoriana e reserva do reserva no Atlético-MG. Assim foi o 2021 de Alan Franco. O jogador de 23 anos chegou com muito destaque à Cidade do Galo, em 2020, indicado por Jorge Sampaoli. Campeão da Copa Sul-Americana no anterior, com o Independiente de Valle, o meio-campista foi titular do Alvinegro na campanha que terminou com o terceiro lugar no Brasileiro.

Mas muita coisa mudou na virada da temporada para 2021. Jorge Sampaoli saiu, Cuca chegou, Nacho Fernández foi contratado, Zaracho melhorou o desempenho e Dylan Borrero ganhou mais espaço. Alan Franco saiu de titular para a última opção entre os estrangeiros.

Como no futebol brasileiro as equipes podem relacionar apenas cinco atletas do exterior a cada partida, Franco foi o que menos jogou no ano. O equatoriano esteve em campo somente 15 vezes em 75 jogos do Atlético em 2021. Borrero, por exemplo, teve 26 aparições. Na última rodada do Brasileirão, com o título já confirmado, o colombiano começou como titular, enquanto Alan Franco ficou no banco e entrou somente aos 32 minutos do segundo tempo.

Sem perspectivas de mudança no cenário dentro do clube, Alan Franco será emprestado em 2022. O jogador equatoriano custou R$ 12,8 milhões, em 2020. Com a ida por empréstimo ao Charlotte FC, dos Estados Unidos, o Atlético pode ter lucro na operação. O meia será emprestado por um ano, com os direitos fixados. Os valores, no entanto, não foram revelados ainda. Mas o UOL Esporte apurou que o Galo receberia mais do que a quantia investida no ano passado, somando empréstimo e possível venda daqui 12 meses.

No Charlotte, Alan Franco vai reencontrar o técnico Miguel Ángel Ramirez, com quem foi campeão da Copa Sul-Americana. Trabalhar com o treinador que passou pelo Internacional, no primeiro semestre de 2021, será determinante para Franco retomar a confiança e ganhar mais tempo em campo.