Topo

Dois titulares do Palmeiras devem começar 2022 sem definição sobre contrato

Gustavo Scarpa e Marcos Rocha, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Gustavo Scarpa e Marcos Rocha, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

De São Paulo

20/12/2021 04h00

O Palmeiras tem dois titulares de destaque em 2021 com contratos se encerrando no final de 2022. Gustavo Scarpa e Marcos Rocha, que estão entre os atletas mais escalados por Abel na temporada recém-terminada, não têm previsões quanto a seus futuros a partir de 2023.

O UOL Esporte apurou que as renovações não estão entre as prioridades mais urgentes do departamento de futebol neste momento. O clube, afinal, tem até o meio do ano para resolver a questão se não quiser ver os dois saindo de graça para outro clube. A partir de junho, os jogadores podem assinar pré-contratos com outras agremiações sem compensação financeira para o Alviverde.

O estafe de Scarpa não foi procurado para tratar a questão neste fim de ano. Houve início de conversa com o jogador no primeiro trimestre de 2021, sem que elas fossem posteriormente retomadas. Com Rocha, a conversa sobre a questão foi mais recente, mas ainda não houve definição.

Tendência é de permanência

Rocha, que atuou em 37 partidas, tem até mais clareza quanto ao que deve ser de seu futuro. Abel Ferreira gosta do jogador e não pediu contratação no setor, dando indícios de que pretende seguir contando com o lateral. Existe no Palmeiras a avaliação de que Rocha, embora com 33 anos, ainda tenha lenha para queimar.

Scarpa, que também teve uma excelente temporada —talvez sua melhor no Alviverde— está nos planos do português e tem opções de mercado, até por ter 27 anos. Embora seja crítico do jogo sem bola (movimentações táticas) do meia, Abel Ferreira aprecia o talento do jogador, que resolveu muitos jogos para o time com assistências e bola parada.

Com 55 jogos, Scarpa foi o jogador do time que mais vezes entrou em campo. Foram 30, as contribuições diretas dele, para gols na temporada —22 assistências e oito gols. Como o Palmeiras fez 113 gols, o camisa 14 marcou presença direta em mais de um quarto dos gols do time nos campeonatos de 2021.

Há um terceiro jogador com contrato a terminar no fim de 2022. Trata-se do lateral-esquerdo Victor Luis. O jogador teve um começo de ano muito bom, chegando a roubar a posição de Matias Viña. Mas foi perdendo espaço ao longo da temporada, e a tendência é que ele não siga no clube.

Herói do Tri pode estar perto de adeus

A situação do atacante Deyverson, herói da conquista do tricampeonato sul-americano do Palmeiras, há menos de um mês, é ainda mais complicada.

O atacante tem contrato até junho do próximo ano, o que o libera para assinar com um novo clube sem compensação ao Palmeiras já em janeiro.

Não há no Palmeiras movimentação para que haja uma renovação, muito embora este seja o desejo do atleta.