Topo

Mercado da Bola: Rafinha assina com o SPFC; Willian se despede do Palmeiras

Destaque na última temporada, Yuri Alberto foi oferecido ao Barcelona - Ricardo Duarte/Inter
Destaque na última temporada, Yuri Alberto foi oferecido ao Barcelona Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 12h05

A penúltima semana de 2021 inicia com clubes em busca de definir reforços para o próximo ano. A grande novidade do dia foi o acerto do lateral-direito Rafinha para o São Paulo — ele assinou com o clube do Morumbi até dezembro do ano que vem. Além disso, Willian, a caminho do Fluminense, se despediu do Palmeiras.

Fora do Brasil, o Barcelona é quem prioriza a reformulação da equipe. O técnico Xavi definiu Cavani e Ferran Torres como suas prioridade para o novo ataque do time catalão, tendo recebido ainda o nome de Yuri Aberto, do Internacional, como outra possibilidade. Confira as principais movimentações do mercado da bola nesta segunda-feira (20):

Rafinha é do São Paulo

O São Paulo anunciou oficialmente a contratação do lateral-direito Rafinha. O ex-jogador do Grêmio assinou contrato de uma temporada com o time do Morumbi, com opção de renovar por mais um ano caso atinja algumas metas.

O acerto com Rafinha já havia sido confirmado mais cedo pelo presidente Julio Casares. Em entrevista ao canal do YouTube dos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi, ele afirmou que havia acabado de assinar com o jogador de 36 anos.

Willian a caminho do Flu

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, afirmou que o atacante Willian Bigode chega ao Rio de Janeiro amanhã (21) para realizar exames médicos e ser anunciado como reforço.

Além disso, também para amanhã, há a expectativa de novidades quanto às tratativas com o meia-atacante Ricardo Goulart e o argentino Germán Cano. O mandatário participou de uma live especial na FluTV para o sorteio da Libertadores.

Cotado no Fla, Vitor Pereira é demitido do Fenerbahce

Um dos principais nomes na lista de especulados para ser o técnico do Flamengo em 2022, o português Vitor Pereira foi demitido do Fenerbahce hoje, um dia depois do empate com o Besiktas em 2 a 2 em casa, no estádio Sukru Saracoglu, em Istambul.

"Chegou-se a um acordo com nosso treinador de futebol Vitor Pereira sobre a rescisão de seu contrato, e nossos caminhos separados", anunciou o clube em nota oficial publicada em seu site, na qual agradeceu a Vitor os serviços prestados.

Xavi quer Cavani e Torres em janeiro

De acordo com o 'Mundo Deportivo', o treinador tem como prioridade as novas contrações para o ataque da equipe: Edinson Cavani, do Manchester United, e Ferran Torres, do City. Xavi quer ter ambos a disposição no início de janeiro, pensando no clássico contra o Real Madrid pela Supercopa da Espanha, marcado para dia 12 do próximo mês.

Yuri Alberto é oferecido ao Barcelona

Também para reforçar o ataque, o nome de Yuri Alberto foi colocado à mesa do Barça. O 'Mundo Deportivo' publicou que a contratação do brasileiro custaria em torno de 15 milhões de euros (cerca de R$ 96 milhões). O contrato do atacante com o Inter vai até 2025.

São Paulo e Inter podem trocar Pablo e Patrick

O Tricolor não conta com Pablo para 2022 e ofereceu o centroavante ao Colorado, que demonstrou interesse e pode envolver o meia Patrick nas negociações. Os termos da transação ainda serão discutidos pelos clubes, e, caso se confirme, o São Paulo terá de desembolsar um valor pelo jogador do Inter e negociar a liberação de Pablo.

Douglas Costa é disputado por clubes do Qatar e Estados Unidos

Também de interesse do São Paulo, Douglas Costa é sondado por times de fora do país. No Qatar, Douglas Costa tem à disposição um vínculo com salário alto e uma proposta de três anos de contrato. Já na MSL, o clube indicou vaga de jogador especial, que permite o maior salário do time sob argumento de ser um atleta de renome mundial e com valor agregado para a competição.

Santos não consegue avançar em negociações

O time da baixada procurou rivais de São Paulo em busca de reforços, mas as negociações não avançaram. O Peixe demonstrou interesse em Richard (Corinthians), Willian Bigode (Palmeiras) e Lucas Kal (São Paulo) e recebeu negativas de ambos os times. O Corinthians pensa em reintegrar o atleta ao grupo, após o empréstimo ao Athletico; William estava muito acima do que o clube poderia pagar; e Kal deve continuar no América-MG.