Topo

Cobiçado no mercado, Rodinei vive compasso de espera por técnico do Fla

Rodinei tem o interesse do Fluminense, mas aguarda Flamengo definir o novo técnico - Alexandre Vidal / Flamengo
Rodinei tem o interesse do Fluminense, mas aguarda Flamengo definir o novo técnico Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/12/2021 04h00

O Fluminense está no mercado em busca de reforços e um dos nomes que está na mira do técnico Abel Braga é o do lateral-direito Rodinei, do Flamengo. O lado rubro-negro, porém, aguarda, primeiramente, o acerto como o novo técnico para, só a partir daí, definir possíveis modificações no elenco para a próxima temporada.

Rodinei, 29, foi uma indicação direta por Abel, treinador recém-chegado e que terá a quarta passagem pelas Laranjeiras. Ele trabalhou com o lateral no próprio Rubro-Negro e, posteriormente, no Internacional. No Colorado, inclusive, o jogador se tornou um dos destaques do time vice-campeão do Brasileiro de 2020.

O camisa 2 tem ainda mais um ano de contrato com o clube da Gávea, e a cúpula, neste primeiro momento, não demonstra intenção de negociar um empréstimo, colocando à mesa apenas a possibilidade de compra dos direitos. Nesta janela de transferência, o Fla já chegou a recusar algumas investidas pelo fato de os moldes apresentados não agradarem. A Flu foi uma delas. O São Paulo, de Rogério Ceni, com quem também trabalhou no Ninho, é outro clube cujo interesse foi revelado.

Marcos Braz, vice-presidente de Futebol do Rubro-Negro, e Bruno Spindel, diretor executivo da pasta, estão na Europa e têm conversas marcadas com alguns treinadores: Paulo Sousa, Carlos Carvalhal, Paulo Fonseca e Rui Vitória. Os três primeiros nomes em questão estão sendo avaliados há semanas pela diretoria do clube.

Spindel, aliás, antes do embarque rumo a Portugal, comentou a situação de Rodinei. Embora o time já conte com o chileno Isla e com o emergente Matheuzinho para a lateral, o cálculo alardeado pela diretoria flamenguista é de que a temporada 2022 pode ser bem exigente, por conta da realização da Copa do Mundo. Nesse sentido, a profundidade do elenco pode ser um diferencial entre os clubes que jogam para competir no topo da tabela. Como no caso do Flamengo, claro.

"É um atleta e um ser humano fantástico, de grupo. Ele é a mesma pessoa sempre, não importa se estiver jogando ou não, é muito positivo e um grande atleta. É uma temporada complicadíssima a de 2022 também, ela termina no dia 13 de novembro e tem uma série de meses com nove ou dez jogos. A gente vai precisar de um plantel qualificado, com um quantitativo maior de atletas, então nós contamos com o Rodinei", afirmou.

Spindel, porém, deixa portas abertas para negociações. Desde que atendam ao que o clube espera pelo jogador. "Mas é óbvio que qualquer sondagem, principalmente proposta oficial, o Flamengo vai sempre analisar, ouvir o atleta e tomar sua decisão. Tivemos uma série de sondagens e ofertas, mas o Flamengo não aceitou nenhuma e conta com o atleta para 2022."

Jorge Jesus, sonho da torcida, é uma possibilidade, até aqui, distante. Os dirigentes vão se reunir com o treinador, que fez história na Gávea, para se certificar de que um avanço nas negociações é remoto.

Algumas ofertas também chegam à cúpula e, deste elas, houve a de Ernesto Valverde, ex-técnico do Barcelona. Não há agenda marcada com o espanhol, mas a porta está aberta para um deslocamento de Portugal para outro país.

Apenas depois de um acerto concretizado é que a diretoria, juntamente à comissão técnica, vai definir algumas diretrizes do grupo, incluindo chegadas e saídas. Rodinei voltou à Gávea em 2021, após passagem pelo Inter, e, atualmente, é apontado como terceira opção, atrás de Isla e Matheuzinho

Com vaga na fase preliminar da Libertadores, o Fluminense, por sua vez, já começa a traçar uma reformulação. Além de Abel Braga, o clube anunciou o volante Felipe Melo, e tem acertos com o atacante Willian Bigode e o lateral-esquerdo Mario Pineida, do Barcelona de Guayaquil, do Equador.

Para a lateral direita, o Tricolor conta com Samuel Xavier e o jovem Calegari, que também chegou a ser usado como volante, posição em que atuava nas categorias de base.

São Paulo também de olho

O São Paulo também fez contato por Rodinei, que atua em uma posição em que, atualmente, não há titular absoluto. Desde a saída de Daniel Alves em setembro, Igor Vinícius e Orejuela foram testados na lateral-direita, mas não agradaram a ponto de assumirem definitivamente a titularidade. Na derrota por 3 a 0 para o Grêmio, Rogério Ceni chegou a escalar o meia Gabriel Sara na ala-direita. Em outras partidas, o atacante Marquinhos e o zagueiro Diego Costa foram testados na função.