Topo

Libertadores - 2022

Primeiro sorteio da Libertadores: onde assistir e como é o novo regulamento

Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, ou Banco Pichincha, em Guayaquil, no Equador, recebe final da Libertadores em 29/10/22 - Reprodução/Facebook
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, ou Banco Pichincha, em Guayaquil, no Equador, recebe final da Libertadores em 29/10/22 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 04h00

Pouco mais de três semanas depois do título do Palmeiras, a Copa Libertadores começa a definir hoje (20) os detalhes de sua próxima edição. Às 12h (de Brasília) acontece o primeiro sorteio da temporada 2022, que envolve a fase preliminar —também conhecida como "pré-Libertadores". Dois clubes brasileiros estão nesta fase à espera de seus adversários: América-MG e Fluminense.

O time mineiro está no pote 2 e o carioca no pote 1 numa divisão que segue o ranking de clubes da Conmebol. Mas o regulamento da Libertadores impede que eles se enfrentem nesta etapa por serem do mesmo país. O encontro pode ocorrer num momento seguinte.

Explica-se: América-MG e Fluminense entram direto na segunda fase da Libertadores, que tem 16 clubes. Destes 16, três são oriundos da primeira fase — que não tem representante brasileiro. Antes da fase de grupos ainda há uma terceira fase, que envolve os oito classificados da segunda fase em busca de quatro vagas. Aí, sim, é possível um enfrentamento entre equipes do mesmo país.

Fred - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Fluminense venceu o América-MG por 2 a 0 no último duelo entre os times, em novembro
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

O sorteio de hoje vai definir a tabela das primeiras três fases da Libertadores e será transmitido pelo canal no YouTube do SBT Sports, canal aberto que detém os direitos de transmissão do torneio no Brasil.

Os jogos da primeira fase serão nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro. Os da segunda fase, que incluem América-MG e Fluminense, nas semanas de 23 de fevereiro e 2 de março. Já as partidas da terceira fase, que podem contar com os dois brasileiros, nas semanas de 9 e 16 de março. O sorteio da fase de grupos da competição está marcado para o dia 23 de março de 2022. Tem jogo em 6 de abril.

Primeira fase

Pote 1: Olimpia (Paraguai), Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia)
Pote 2: Deportivo Lara (Venezuela), Montevideo City Torque (Uruguai) e Universidad César Vallejo (Peru)

Segunda fase

Pote 1: Fluminense, Atlético Nacional (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Guaraní (Paraguai), The Strongest (Bolívia), Universitario (Peru), Universidad Católica (Equador), Monagas (Venezuela)
Pote 2: América-MG, Audax Italiano (Chile), Everton (Chile), Plaza Colonia (Uruguai), time colombiano indefinido mais os três classificados da primeira fase

Thiago Heleno - FocoUy/AGIF - FocoUy/AGIF
Thiago Heleno levanta o troféu de campeão da Copa Sul-Americana 2021 pelo Athletico-PR
Imagem: FocoUy/AGIF

Terceira fase

Confrontos opõem os oito oriundos da segunda fase na disputa por quatro vagas na fase de grupos. Os times derrotados nesta fase são enviados para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, que terá sorteio também em março.

Fase de grupos: novo regulamento

O novo regulamento da Libertadores foi divulgado pela Conmebol ontem (19). Nele, há uma alteração em relação a anos anteriores: o atual campeão da Copa Sul-Americana (no caso, o Athletico-PR), deixa de ter obrigatoriedade de compor o pote 2 do sorteio dos grupos. O critério passa a ser unicamente o do ranking de clubes do continente, o que faz o time paranaense "subir" para o pote 1 e virar cabeça de chave.

Deyverson - Eitan Abramovich/AFP - Eitan Abramovich/AFP
Deyverson toca na saída de Diego Alves para marcar o gol do Palmeiras na final da Libertadores 2021
Imagem: Eitan Abramovich/AFP

Na fase de grupos, dois times do mesmo país não podem estar na mesma chave, a não ser que venham das fases preliminares, como Fluminense e América-MG.

Pote 1: Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, Palmeiras, Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai), Peñarol (Uruguai) e River Plate (Argentina)
Pote 2: Corinthians, Cerro Porteño (Paraguai), Colo-Colo (Chile), Emelec (Equador), Independiente del Valle (Equador), Libertad (Paraguai), Universidad Católica (Chile) e Vélez Sarsfield (Argentina)
Pote 3: Red Bull Bragantino, Alianza Lima (Peru), Caracas (Venezuela), Colón (Argentina), Deportivo Táchira (Venezuela), Sporting Cristal (Peru), Tolima (Colômbia) e time colombiano indefinido
Pote 4: Fortaleza, Always Ready (Bolívia), Independiente Petrolero (Bolívia), Talleres (Argentina), mais os quatro classificados da terceira fase