Topo

OPINIÃO

Vitão: "Corinthians vai ter prejuízo com Luan. É inevitável"

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 16h22

Contratado no fim de 2019, Luan chegou ao Corinthians após se destacar pelo Grêmio, mas nunca reeditou o futebol que o levou a ser considerado o melhor jogador da Libertadores de 2017. A vinda de nomes como Renato Augusto, Róger Guedes e Willian no segundo semestre diminuiu ainda mais o espaço do atacante, que custou quase R$ 29 milhões ao Timão. O futuro do jogador, que tem contrato até o fim de 2023 com o clube do Parque São Jorge, continua indefinido.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão, os jornalistas Rodolfo Rodrigues e Vitor Guedes conversaram sobre o que o clube poderia fazer para solucionar o 'caso Luan'. Para ambos, a melhor saída para o Corinthians seria negociar um atacante para ao menos recuperar parte do dinheiro investido na contratação dele.

"Seria um negócio viável fazer uma troca com passe fixado para não perder o jogador totalmente. Prejuízo vai ter com o Luan, já é inevitável; é minimizar o prejuízo financeiro e técnico por um jogador que já não tinha espaço antes dos reforços e, com Róger Guedes, Willian, Renato Augusto e Giuliano, o Luan não tem espaço nem no banco. É uma coisa de fazer dinheiro para trazer o sonhado nove", disse Vitão.

Rodrigues também considera que a mehor opção para o Timão é tentar reduzir o prejuízo com Luan. "De cara, dificilmente o Corinthians vai recuperar o dinheiro que pagou por ele. Não sei se há algum time minimamente interessado em contratá-lo. Quem sabe um time do futebol árabe, da China, dos Estados Unidos... Mas não sei se o Corinthians consegue recuperar esse dinheiro. Talvez botando para jogar em um time no Brasileirão consiga ter um retorno um pouquinho melhor", analisou o colunista do UOL.

Para Vitão, de nada adianta o Timão negociar o jogador e ainda arcar com boa parte do salário dele, já que continuaria com uma despesa alta. "Você faz o contrato e o jogador sai se quiser. Se sair na marra, ganha na Justiça; O Corinthians está pagando jogadores do passado toda hora. O próximo vai ser o Camacho, que está no Santos. Também não adianta para o Corinthians emprestar para outro clube e pagar 70%, 80%, 90% do salário. Esse é o problema", destacou.

Para Rodrigues, Luan ainda pode dar algum retorno ao Corinthians, desde que consiga atuar por outro clube. "O ideal seria o Corinthians emprestá-lo para algum time para jogar até a Libertadores ou até jogar o Brasileirão por um time menor. Aí o Corinthians arca com uma parte do salário. Acho a melhor forma de vê-lo jogando e se valorizando um pouco, porque em alguns casos vai até diminuir o valor da multa de rescisão. Eventualmente, poderia ser vendido no final de 2022 e o Corinthians reduziria essa folha salarial", afirmou.

Na opinião do colunista do UOL, as chances de o atacante voltar a se destacar com a camisa do timão se esgotaram. "Não dá para contar com a recuperação dele no próprio Corinthians. Ele já teve muito tempo para mostrar algum futebol e não conseguiu. A melhor saída seria emprestá-lo", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (27), às 14h (horário de Brasília). Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.