Topo

Botafogo

Mercado da Bola 2021: quem chega e quem sai do Botafogo

Zagueiro Dedé, ex-Cruzeiro, passa por período de avaliação médica no Botafogo e pode ser contratado - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Zagueiro Dedé, ex-Cruzeiro, passa por período de avaliação médica no Botafogo e pode ser contratado Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

22/12/2021 04h00

Após garantir o acesso e ser campeão da Série B, o Botafogo agora se planeja para o desafio de voltar a disputar a elite do Brasileirão. O objetivo é manter a base do elenco da última temporada e trazer reforços pontuais, que agreguem qualidade ao grupo, já que o nível de disputa será maior.

Em contrapartida, o Alvinegro poderá perder algumas peças importantes da campanha do título que interessam a outros clubes. A diretoria ainda negocia também a renovação com o técnico Enderson Moreira.

Quem chegou ou pode chegar

O Botafogo não anunciou nenhuma nova contratação até o momento. O clube já fez proposta para o atacante Elkeson, mas a negociação é considerada difícil. O Alvinegro também avalia as contratações do volante Breno, do Goiás, do meia Chico, do Juventude, e tem a possibilidade de contratar o zagueiro Dedé, que está livre no mercado. O defensor ex-Vasco e Cruzeiro está passando por período de avaliação médica.

Quem saiu e pode sair do elenco campeão

O meia Pedro Castro deixou o clube e foi anunciado pelo Cruzeiro no último dia 9 de dezembro. Ele possuía contrato com o Botafogo até o fim deste ano.

Quem também não deve permanecer são o zagueiro Gilvan, o volante Matheus Frizzo (volta de empréstimo para o Grêmio) e o meia Cesinha.

Entre os que interessam a outros clubes estão o atacante Rafael Navarro (que está próximo do Palmeiras) e o volante Luis Oyama (proposta ao Mirassol, que detém seus direitos, não agradou).

O zagueiro Marcelo Benevenuto, que estava emprestado ao Fortaleza, deve ser comprado pelo clube cearense. As partes negociam os últimos detalhes da venda.

Time-base

Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Luis Oyama, Romildo e Chay; Warley, Diego Gonçalves e Rafael Moura.

Botafogo