Topo

Santos

Mercado da Bola 2021: quem chega e quem sai do Santos

Eduardo Bauermann, no jogo entre Atlético-MG e América-MG, pela final do Mineiro 2021 - Mourão Panda/América
Eduardo Bauermann, no jogo entre Atlético-MG e América-MG, pela final do Mineiro 2021 Imagem: Mourão Panda/América

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/12/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Com o Mercado da Bola aquecido para 2021, saiba quem o Santos vai contratar e quem vai deixar o clube

O Santos teve um 2021 de muita dificuldade e sabe da necessidade de vários reforços para a próxima temporada. O problema, porém, é a falta de recursos financeiros.

Com orçamento reduzido, o Peixe apostará mais uma vez em jogadores livres ou por empréstimo. Trocas com outros clubes do futebol brasileiro também estão no radar.

A ideia do presidente Andres Rueda, do executivo de futebol Edu Dracena e do técnico Fábio Carille é mesclar a experiência com a juventude. O Alvinegro quer atletas prontos para dar sustentação aos Meninos da Vila.

Necessidades em todos os setores

O Santos quer reforços para praticamente todas as posições e busca alternativas para o gol, onde está bem servido com João Paulo e John.

A diretoria vê a necessidade de pelo menos mais um zagueiro, um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um volante, um meia, um atacante e um centroavante.

Quem chegou ao time e quem pode chegar

Eduardo Bauermann, 25 anos, chega para reforçar a defesa após as saídas de Danilo Boza (de volta ao Mirassol) e Wagner Leonardo (emprestado ao Fortaleza). Ele assinou pré-contrato durante a temporada depois de se destacar pelo América-MG no Campeonato Brasileiro.

Bruno Oliveira, 23, vem emprestado pela Caldense até dezembro de 2022. O meia disputou a última Série B pelo Vitória, na campanha do rebaixamento à Série C, e é uma aposta para compor o elenco. Ele foi bem avaliado pela equipe de análise de desempenho.

Nathan, 25, é a tentativa para vestir a camisa 10. O meia do Atlético-MG também atrai interesse do América-MG, Fluminense, Fortaleza e Internacional.

Quem saiu e quem pode sair

Pará, 35, rescindiu amigavelmente com o Santos e foi para o Cruzeiro a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. O lateral-direito perdeu espaço sob o comando de Carille e era contestado pela torcida.

Diego Tardelli, 36, não renovou o contrato que terminaria em 31 de dezembro. O atacante foi importante em alguns momentos, mas teve problemas físicos no decorrer do semestre e está novamente livre no mercado.

Jandrei, 28 anos, rescindiu o contrato com o Santos para reforçar o rival São Paulo. O goleiro não teria espaço no elenco após a recuperação de John. E João Paulo é o titular absoluto.

Danilo Boza, 23, estava emprestado pelo Mirassol até dezembro e não continuará. O Santos precisaria pagar R$ 2 milhões pela permanência e optou pela dispensa.

Wagner Leonardo, 22, foi emprestado ao Fortaleza até março de 2023. O zagueiro foi bem no Náutico, voltou antecipadamente a pedido do técnico Fernando Diniz e virou reserva com Carille na reta final do Brasileirão.

Jean Mota, 28, foi negociado com o Inter Miami (EUA). O meia renderá cerca de R$ 3 milhões ao Peixe. Ele já havia ficado fora nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Lucas Venuto, 26, negocia com o Guarani. O Santos tenta liberá-lo em definitivo. O contrato com o atacante termina em dezembro de 2022.

Marinho, 31, está na mira do Internacional. O principal objetivo do atacante, porém, é jogar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Time-base para 2022

João Paulo; Madson, Eduardo Bauermann (Emiliano Velázquez), Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho (Gabriel Pirani), Sandry e Vinicius Zanocelo; Marinho, Ângelo e Marcos Leonardo.

Santos