Topo

Fluminense

Após ano histórico no Flu, Fred chega a 2022 com dúvidas e perto do adeus

Fred, atacante do Fluminense, comemora gol marcado contra o Internacional - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Fred, atacante do Fluminense, comemora gol marcado contra o Internacional Imagem: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/12/2021 04h00

O Fluminense está no mercado e analisa as possibilidades para acertar com um centroavante. Ídolo da torcida, Fred viveu um 2021 com marcas históricas, mas tem contrato com o Tricolor até o meio do ano e o futuro ainda está indefinido.

Nesta temporada, o centroavante chegou a 157 gols no Brasileiro e se tornou o segundo maior artilheiro da história da competição, ultrapassando Romário e ficando atrás apenas de Roberto Dinamite, que tem 190.

Além disso, chegou a 101 gols com a camisa tricolor na competição, igualando feito de Pelé e entrando em uma seleta lista de jogadores que fizeram mais de 100 na competição por apenas um clube. Fred ainda igualou Romário como o maior artilheiro da Copa do Brasil, enquanto, na Libertadores, alcançou 25 e está atrás somente de Luizão, que tem 29, no ranking de goleadores brasileiros do torneio continental. E foi ainda o artilheiro do Flu na temporada.

O camisa 9 retornou às Laranjeiras em maio do ano passado, com um vínculo até 21 de julho de 2022, quando o Fluminense completa 120 anos. Tal fator também contribuiu para que a diretoria buscasse alternativas para o setor, mas a vaga na Libertadores pode mudar o panorama.

Em oportunidades anteriores, Fred citou que poderia pendurar as chuteiras após o término deste período, ressaltando, inclusive, como seria legal parar de jogar no aniversário do clube com o qual criou grande identificação.

"Eu tenho contrato até o ano que vem e pretendo acabar meu ciclo como jogador aqui no Fluminense e nessa data mesmo. O futuro a Deus pertence. O planejamento familiar, profissional, eu também já estou com uma idade...", disse, em entrevista coletiva concedida em fevereiro.

"Acabou meu contrato ano que vem, deu. A não ser, por exemplo, que ano que vem a gente classifique novamente para a Libertadores e estiver faltando 30 dias, sei lá. Aí a gente vai até o final. Se Deus quiser vai ser assim também. A ideia é realmente parar no aniversário do clube, vai ser simbólico para mim também, por tudo que o clube fez por mim. Não só como jogador, que eu tive muito mais visibilidade e sucesso com a camisa do Fluminense do que lá fora, do que com a camisa da Seleção, e como ser humano, faz parte parte da minha família, me moldou, caráter, aprendizado, erros acertos... Foi bacana", completou.

Em meio às dúvidas em relação ao contrato, o camisa 9 pensa em parar e permanecer trabalhando no clube das Laranjeiras. Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, confirmou essa possibilidade em recente live na FluTV.

O mandatário também colocou à mesa a chance de o vínculo se estender de acordo com o caminhar do time nas competições que disputará ao longo do ano.

"Acaba em 21 de julho. Temos um combinado que, dependendo do avanço nosso na Libertadores, podemos ir prorrogando o contrato. Ou até prorrogar até o final do ano, caso ele entenda que queira seguir. Mas, a princípio, termina em 21 de julho mesmo, dia do aniversário do clube. (...) A gente tem nossos critérios técnicos para contratar. O Fred muita gente criticou o retorno, que já estava com idade avançada etc, e hoje, praticamente dois anos depois, mesmo com os percalços que ele enfrentou no início, problema no olho, questão da pandemia, continua entregando o que a gente quer", afirmou.

"Fred sabe o quanto representa para nós e tenho certeza que vai conosco até o fim como jogador, e que depois segue com a gente trabalhando, não tenho nenhuma dúvida", complementou.

Fluminense