Topo

Cruzeiro

De zagueiro a gestor: conheça o perfil de Paulo André em volta ao Cruzeiro

Paulo André foi diretor de futebol do Athletico-PR por pouco mais de um ano  - Site Oficial/Athletico
Paulo André foi diretor de futebol do Athletico-PR por pouco mais de um ano Imagem: Site Oficial/Athletico

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

24/12/2021 04h00

Um dos novos gestores do futebol do Cruzeiro, Paulo André é velho conhecido da torcida celeste pela passagem que teve no clube como zagueiro na temporada de 2015. Homem de confiança de Ronaldo, ele chega para o comitê de transição que será implementado no Cruzeiro após a mudança para a SAF. Com experiência no departamento de futebol do Athletico-PR e no Real Valladolid - outro clube gerido pelo Fenômeno - Paulo André terá mais um grande desafio na ainda curta carreira.

Transição

Ainda quando atuava como zagueiro pelo Athletico-PR, Paulo André iniciou a graduação em administração. Ele já havia começado a estudar educação física, anos antes, mas teve que interromper devido à rotina conturbada do futebol. O jogador morava no CT do Athletico durante sua passagem como atleta, que durou de 2016 a 2019, o que fez com que ele conhecesse e se aproximasse de outros setores, como marketing, financeiro e scout. Ainda como jogador passou a participar de reuniões estratégicas à convite do presidente Mário Cesar Petraglia, até que assumiu, definitivamente, o cargo de diretor de futebol em junho de 2019, quando se aposentou dos gramados. Ele ficou no clube até outubro do ano seguinte quando o clube realizou uma reformulação no departamento de futebol.

Modo de trabalhar

Segundo pessoas que acompanharam de perto a passagem de Paulo André pelo Furacão, ele é tido como alguém que tem um bom conhecimento de mercado. No Athletico ele se destacou por duas vertentes: tanto a de usar esse conhecimento na busca de atletas, como de ser apenas o intermediador dos negócios. O Furacão possui um departamento de inteligência que aponta jogadores com características para jogar no clube, chamado de Departamento de Informação do Futebol (DIF). Paulo André coletava informações do DIF, ia até o atleta, o abordava e fechava os contratos. Ele usava do conhecimento que tinha, mas também era muito apegado ao DIF. Era importante na gestão de grupo por conhecer bem vestiário e por ter se aposentado recentemente.

Dia a dia e Real Valladolid

Paulo André tem a discrição como uma característica forte. É visto como alguém reservado, avesso à imprensa e de poucos amigos, tendo Ronaldo como uma das pessoas mais próximas a ele. Ele foi escolhido pelo Fenômeno para ser o gerente geral do Real Valladolid em junho deste ano. No clube espanhol, Paulo André chegou para atuar diretamente na contratação de atletas, estreitar contatos e observação de potenciais reforços.

Cruzeiro