Topo

Cruzeiro

Como a chegada de Ronaldo pode render mais patrocínios ao Cruzeiro?

Ronaldo assina compra de 90% das ações do Cruzeiro - Divulgação XP
Ronaldo assina compra de 90% das ações do Cruzeiro Imagem: Divulgação XP

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

25/12/2021 04h00

A compra de 90% do Cruzeiro por Ronaldo Fenômeno na última semana movimentou o noticiário brasileiro e também internacional. Desde que o clube se tornou SAF, muitos questionamentos vêm sendo levantados em relação ao futuro do clube, mudanças na gestão, e, principalmente, sobre como esse novo modelo de gestão — inédito até então no Brasil — fará com que a Raposa possa se recuperar financeiramente.

Um ponto importante em relação à discussão passa justamente pelo peso do nome de Ronaldo no mercado, não só por ter sido um dos maiores jogadores da história, mas pelo fato de que hoje ele é uma pessoa extremamente influente no mercado de gestão esportiva. A partir disso, especialistas entendem que a associação de Ronaldo ao clube poderá render parcerias importantes, captação de patrocinadores e o interesse de grandes empresas em procurar o Cruzeiro para estamparem suas marcas, como avalia Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap.

"É um imenso ativo. Ronaldo foi um grande atleta e é um grande empresário, faz conexões no mundo inteiro e é uma figura altamente carismática. Vale lembrar que é um ídolo mundial, o que traz visibilidade e grandes oportunidades de negócios em várias frentes. Não somente por ser a primeira SAF, mas também pelo trabalho de gestão que está sendo feito, as marcas querem estar associadas a notícias positivas não somente relacionadas a ganhos desportivos mas principalmente de uma estrutura organizacional bem gerida. E mesmo com todas as dificuldades passadas recentemente, eu acredito que o Cruzeiro está no caminho certo", ponderou.

O fato de Ronaldo ser uma figura muito respeitada pesa muito para futuros negócios neste segmento, no entanto, a atenção que o clube receberá de forma orgânica em relação à implantação da SAF é outro ponto positivo observado por Felipe Soalheiro, diretor da agência SportBiz.

"O clube naturalmente receberá atenção adicional da mídia, interessada em acompanhar a evolução do projeto ao longo do tempo. E isso significa mais visibilidade já no curto prazo, mesmo sem o Cruzeiro disputando as principais competições da região. A maior vantagem em se associar a este novo Cruzeiro é saber que a gestão profissional deverá ser o grande diferencial ali, em detrimento das notícias negativas que vinham impactando o clube desde o final de 2019.", completou.

Cruzeiro