Topo

São Paulo

São Paulo contrata jogadores experientes para mudar perfil de grupo calado

Rafinha reclama com a arbitragem durante jogo do Grêmio - Gil Gomes/AGIF
Rafinha reclama com a arbitragem durante jogo do Grêmio Imagem: Gil Gomes/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 04h00

Um grupo que conversa pouco em campo. Essa foi a avaliação feita por Rogério Ceni desde que chegou ao São Paulo. Por mais de uma vez, o treinador usou as entrevistas coletivas para dizer que seus líderes eram pouco eloquentes e o time precisava se comunicar mais ao longo das partidas.

As contratações anunciadas até o momento pelo São Paulo mostram uma tentativa de mudar o perfil do vestiário. Principal reforço até aqui, Rafinha chega com perfil de liderança. O lateral era um dos principais condutores do vestiário do Flamengo e um dos capitães do Grêmio. O estilo de liderar o grupo vem desde a infância, quando ganhou dos amigos de futsal o apelido de "Malinha".

Dentro de campo, fala o tempo inteiro. Além da comunicação com os companheiros, Rafinha tem a fama de ser chato com a arbitragem, algo pouco visto no elenco do São Paulo que quase foi rebaixado no último Brasileirão.

Os outros dois nomes trazidos pelo São Paulo até aqui chegam para trazer mais idade ao elenco. Jandrei, de 28 anos, será o reserva imediato de Tiago Volpi. Até aqui, as sombras ao goleiro eram os jovens Lucas Perri (24) e Thiago Couto (21), considerados inexperientes para assumirem a titularidade caso fosse necessário.

No meio de campo, Alisson, também de 28 anos, chega para trazer experiência ao setor mais jovem do elenco. Os titulares Igor Gomes, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor têm média de idade de apenas 22 anos. Eles foram considerados os motores da equipe por Rogério Ceni.

O São Paulo ainda tem na mira outro jogador experiente: Douglas Costa, de 31 anos, é um sonho da diretoria, mas as negociações esfriaram recentemente. O clube tenta encontrar um investidor que aceite pagar boa parte dos salários do atacante. Ao mesmo tempo, o time do Morumbi tenta avançar na contratação de Soteldo, do Toronto FC. Apesar de ter somente 24 anos, ele tem uma final de Libertadores com o Santos no currículo.

São Paulo