Topo

Ademir, Castilho e V. Mendes: como foi o 2021 dos reforços do Atlético-MG

Ademir, do América-MG, comemora gol marcado sobre a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro - Alessandra Torres/AGIF
Ademir, do América-MG, comemora gol marcado sobre a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

27/12/2021 04h00

O Atlético-MG já tem os primeiros nomes que se juntarão ao elenco campeão do Triplete Alvinegro na próxima temporada: O atacante Ademir, o meia Guilherme Castilho e o zagueiro Vitor Mendes. Ao contrário das duas últimas temporadas, o Galo não pretende fazer grandes investimentos em 2022, seja em contratações ou em jogadores com altos salários. O atacante chega ao clube por meio de um pré-contrato assinado ainda no meio do ano enquanto o meia e o zagueiro retornam de empréstimo do Juventude, em ação parecida com o que houve com Nathan Silva neste ano.

Ademir foi o grande nome do América-MG em 2021, com 15 gols marcados em 44 jogos. O clube e o jogador conviveram com assédio de outros times durante boa parte do ano, justamente pela ótima temporada dele em 2020, quando o Coelho foi vice-campeão da Série B e semifinalista da Copa do Brasil. O Palmeiras tentou levar o jogador, mas o América fez jogo duro para liberar e isso gerou um desentendimento entre o atleta e o Coelho. Ele ficou fora de alguns jogos, mas recuperou seu espaço e, mesmo com o pré-contrato assinado com o Galo, conseguiu se manter focado e decisivo no América-MG até o final.

Já Guilherme Castilho e Vitor Mendes vão tentar trilhar o caminho de Nathan Silva na equipe. O zagueiro estava no Atlético-GO e teve seu retorno solicitado por Cuca quando Bueno e Gabriel deixaram o Galo. Foi uma solução caseira que deu certo, já que o clube preferiu resgatar seu ativo do que fazer investimento no setor. O meia e o zagueiro foram destaques do Juventude, mesmo em meio à campanha contra o rebaixamento.

Castilho já havia se destacado em 2020 na Série B pelo Confiança. Na equipe de Caxias do Sul, ele entrou em campo 47 vezes, marcou oito gols e contribuiu com seis assistências. Vitor Mendes também colaborou com gols na equipe do Rio Grande do Sul. Com boa presença de área, marcou três vezes e atuou em 46 jogos. O jogador também possui passagens por outros clubes menores, como Boa Esporte, Figueirense e Guarani.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Ademir é atacante, e não zagueiro. O erro foi corrigido.