Topo

Palmeiras

Palmeiras pode fazer mais de 80 jogos em 2022; mínimo será de 62 partidas

Abel Ferreira grita para seus jogadores durante a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo - Staff Images/Conmebol
Abel Ferreira grita para seus jogadores durante a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo Imagem: Staff Images/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 04h00

Pela terceira temporada seguida, o Palmeiras se prepara para a disputa de um número altíssimo de jogos. Atual bicampeão da Copa Libertadores e garantido no Mundial de Clubes, que será disputado dos dias 3 a 12 de fevereiro, o Verdão pode fazer até 81 partidas ao longo do calendário de 2022. O número mínimo para o elenco comandado pelo português Abel Ferreira é de 62 compromissos oficiais.

Na próxima temporada, o Palmeiras está confirmado no Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Por conta da realização da Copa do Mundo de seleções, no Qatar, em novembro e dezembro, o calendário do futebol brasileiro será novamente apertado. O Alviverde se prepara para uma maratona de jogos.

Na pior das hipóteses, com o time sendo eliminado de todas as competições em suas fases iniciais e nem sequer disputando a Copa Sul-Americana em caso de queda precoce na Libertadores, o Palmeiras entrará em campo 62 vezes em 2022. A título de comparação, é o mesmo número do Corinthians em toda a temporada 2021, quando disputou quatro competições.

Se a equipe de Abel Ferreira repetir o sucesso de anos anteriores e garantir vaga nas decisões dos torneios que disputa, o Verdão encerrará o próximo ano com 81 aparições.

Nesta temporada, Abel demonstrou em várias oportunidades seu descontentamento com o calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a maratona de jogos. Outro fator que irritou muito o português do Palmeiras foi a manutenção das partidas durante as datas Fifa, quando as seleções são convocadas e disputam partidas amistosas ou jogos de Copas.

"Vamos perder de novo os jogadores internacionais. Pagamos o salário e temos que ficar sem eles metade do Brasileirão. 38 rodadas e metade fico sem meus melhores", disse o palmeirense na madrugada do 21 de outubro, após a vitória fora de casa para o Ceará.

"Já disse anteriormente que não sou mágico. Quando temos todo o elenco, somos muito mais fortes. Já disse que somos competitivos. Quando não temos, temos menos opções e não há milagres", esbravejou o comandante no mesmo dia, voltando a tocar no assunto que o incomoda no futebol sul-americano.

Considerando as viagens internacionais, os deslocamentos dentro do Brasil, o período de treinamentos e a necessidade de tempo para descanso, o Palmeiras terá de conviver com limitações em seu elenco. A tendência é de que a comissão técnica priorize uma ou outra competição em 2022, assim como fez em temporadas anteriores.

O Palmeiras versão 2022*:

Campeonato Paulista

mínimo: 12 partidas

máximo: 16 partidas

Mundial de Clubes

mínimo: 2 partidas

máximo: 2 partidas

Recopa Sul-Americana

mínimo: 2 partidas

máximo: 2 partidas

Copa do Brasil

mínimo: 2 partidas

máximo: 10 partidas

Copa Libertadores

mínimo: 6 partidas

máximo: 13 partidas

Campeonato Brasileiro

mínimo: 38 partidas

máximo: 38 partidas

*O Palmeiras apenas disputará a Copa Sul-Americana caso termine a fase de grupos da Copa Libertadores na terceira posição.

Palmeiras