Topo

OPINIÃO

Carneiro: "Carille tem desafio de montar Santos competitivo para 2022"

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 04h00

O Santos teve um 2021 para ser esquecido. O time lutou para escapar do rebaixamento no Paulista e no Brasileirão, sem lembrar a força que o levou à final da Libertadores no começo do ano. Com uma situação financeira delicada, o maior desafio do Peixe para a próxima temporada será o de apresentar um futebol competitivo e que passe longe do sufoco vivido no passado recente.

Na Live Especial do UOL Esporte, os jornalistas Vanderlei Lima e Gabriel Carneiro avaliaram o momento do Santos e como o clube deve reagir em 2022 para evitar uma nova temporada decepcionante. Uma missão das mais difíceis para o técnico Fábio Carille.

"O Carille vai ter trabalho nesse começo de temporada. O Santos não está agindo com muita força nesse mercado da bola. Existe uma base de bons jogadores, que ganharam experiência no passado na carne, com briga para não cair, com competições de muito peso e que acabaram dando resposta dentro de campo. Agora é ver o lado autoral do lado do Carille. Se ele pegou um segundo semestre para não deixar o time cair, somar o máximo de pontos e defender quando precisasse, a partir do ano que vem imagino que o torcedor vai querer ver um time mais competitivo entre os grandes", analisou Carneiro.

Com recursos limitados, o Santos teria como alternativa observar os talentos da base. Só que o clube já fez isso em 2021, como destacou Carneiro. "A única situação que torna isso uma dúvida é que boa parte dos jogadores de 17, 18, 19 anos que poderiam jogar essa Copa São Paulo já estão no elenco profissional do Santos e vão formar a base do time titular na próxima temporada. São os casos de Kaiky, Pirani e ângelo, talvez a principal esperança. São esses jogadores em que se via potencial para serem aproveitados nesse momento e já estão lá", disse.

Outra dificuldade a ser superada será a resistência de Carille em utilizar jovens da base. "Na Copa São Paulo, acaba sendo um time um pouco maus jovem do Santos do que é o normal da competição. Mas é necessário um olhar diferenciado para esse torneio. Sabemos que o Carille é um treinador que não tem um histórico de aproveitamento muito bom de jovens jogadores. Pelo contrário: na passagem dele pelo Corinthians, algumas declarações sobre o Pedrinho pegaram mal, e de ele gostar de jogador mais 'cascudo' e depreciar os jogadores jovens que estavam no elenco naquela oportunidade", completou Carneiro.

Não perca! A próxima edição da Live Especial do UOL Esporte será nesta terça-feira (28), às 17h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL ou no canal do UOL Esporte no YouTube.