Topo

OPINIÃO

Menon: São Paulo falha ao não trazer nome de impacto, mas acerta no perfil

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 15h23

Em busca de reforços para seu elenco, o São Paulo tem se mostrado ativo no mercado da bola. O Tricolor já acertou as chegadas do goleiro Jandrei, do lateral-direito Rafinha e do meia-atacante Alisson, mas ainda procura nomes para seu setor ofensivo. Em situação financeira delicada, o clube não deve fazer grandes investimentos em jogadores, o que deve dificultar a chegada de medalhões ao Morumbi.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor, os jornalistas Menon e Bruno Grossi comentaram sobre a movimentação do clube no mercado da bola. Para Menon, o São Paulo comete um erro em sua estratégia de contratações.

"Não acho que o São Paulo terá uma grande contratação do nível de Willian, Róger Guedes ou Renato Augusto. O presente de Natal foi o Alisson. O São Paulo está falhando nisso, em um nome de impacto. Mas no perfil, acho correto. O time precisa de jogadores que se dediquem mais em campo e sejam mais aguerridos, tipo o Luciano", analisou o colunista do UOL.

Para Menon, Rafinha reúne as qualidades necessárias para mudar o perfil do elenco são-paulino, considerado pela própria diretoria como de pouca vibração. "A definição do Muricy é estranha, de querer jogadores que sintam a derrota. Precisa de jogador que ganhe a partida. Sentir a derrota é uma coisa legal, mas o bom é ganhar o jogo. Nesse conceito de ter atletas com aspecto lutador e que dê um status diferente ao time, que é muito acomodado e com atletas meio fracos mentalmente, gosto muito do Rafinha", elogiou.

Menon aprovou a contratação da dupla de reforços vinda do Grêmio. "Apesar de ter feito um campeonato muito ruim no Grêmio, brigando até com o gandula, se ele vier e brigar com jogadores do outro time e até com seus companheiros pedindo mais empenho, será bom. Ele é um bom jogador, apesar dos seus 36 anos. O Alisson também se enquadra nisso, sendo um bom jogador, aguerrido. Dentro do São Paulo, ele é comparado ao Leandro Guerreiro, que fez sucesso no clube há 15 anos", avaliou.

No caso de Jandrei, Menon foi mais incisivo. "Não gostei. O São Paulo precisa de um goleiro para brigar com o Tiago Volpi pela posição. Na verdade, precisa de um goleiro que esteja entre os cinco, seis melhores do Brasil. O Volpi não é, e o Jandrei também não. Se o Jandrei ganhar a posição, é porque o Volpi está falhando muito, e não por ele ser bom", criticou.

Para o colunista do UOL, o torcedor são-paulino não deve esperar a chegada de um reforço de grande repercussão. "O Muricy queria que o São Paulo seguisse o exemplo do Corinthians, que fez contratações ousadas como Renato Augusto, Róger Guedes e Willian. Ele preferia isso ou sair do São Paulo. Como ele permaneceu, ficamos com a certeza de que aquilo foi prometido para ele e para o Rogério Ceni: contratações de impacto para justificar o 'grande amor' que eles têm pelo São Paulo. Um amor que eu coloco bem em dúvida. O que foi prometido, se é que foi, não está sendo cumprido", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na sexta-feira (7), às 14h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor no mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.