Topo

Pelo segundo ano, Atlético-MG vê saída de treinador com contrato a cumprir

Jogadores do Atlético-MG festejam com o técnico Cuca o título do Campeonato Brasileiro 2021 - Jhony Pinho/AGIF
Jogadores do Atlético-MG festejam com o técnico Cuca o título do Campeonato Brasileiro 2021 Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

29/12/2021 04h00

A saída do técnico Cuca do comando do Atlético-MG pode ter caído como uma bomba para a torcida, mas não é uma novidade. No fim da temporada passada, Jorge Sampaoli, assim como Cuca, tinha contrato com o clube alvinegro por mais um ano, mas a proposta do Olympique de Marseille, da França, fez com que o técnico argentino optasse por interromper seu trabalho no Galo. Nos dois casos, o Atlético tinha a intenção de permanecer com seus comandantes, em busca da manutenção da base de trabalho.

Sampaoli deixou o Atlético pouco menos de um mês antes de completar um ano de trabalho pelo clube. Foi campeão mineiro e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Para encerrar sua passagem por Belo Horizonte rumo à França, Sampaoli precisou pagar uma multa de R$ 4 milhões de reais por quebra de contrato.

Cuca veio justamente para suprir o trabalho do argentino, que foi considerado muito satisfatório pelo Galo. Foi com Sampaoli que o Atlético montou a base do time campeão neste ano. Campeão em 2013, Cuca enfrentou rejeição no início, mas a diretoria decidiu banca-lo e, assim como na saída de Sampaoli, havia a expectativa por um trabalho maior, tanto que o técnico chegou com contrato de dois anos.

No caso de Cuca, a saída se deu por motivos pessoais, conforme o próprio clube divulgou. Diferentemente de Sampaoli, Cuca não terá que pagar multa por quebra de contrato, desde que não assuma outra equipe em 2021. O compromisso foi firmado entre as partes em reunião virtual que selou, definitivamente, a saída do comandante. O clube lamentou a decisão e tentou convencer Cuca a ficar e cumprir o contrato, mas sem sucesso.

"O Galo contava com o treinador no seu planejamento para o próximo ano e lamenta a decisão, embora compreenda os motivos alegados. Em nome de toda a diretoria, funcionários e atletas, o Clube agradece pelos serviços prestados e conquistas alcançadas, desejando-lhe sucesso no desenlace de suas questões particulares", disse o clube por meio de comunicado.