Topo

OPINIÃO

RMP: Cuca estabeleceu padrão de fazer trabalho com sucesso e ir embora

Do UOL, em São Paulo

29/12/2021 12h16

O técnico Cuca decidiu deixar o comando do Atlético-MG ao final da temporada na qual conquistou o título brasileiro, encerrando um jejum de 50 anos, além da Copa do Brasil. A saída foi com a alegação de motivos pessoais, o que já ocorreu anteriormente em outros clubes, como no Palmeiras campeão brasileiro de 2016 e no Santos finalista da Libertadores de 2020.

No UOL News Esporte, Renato Maurício Prado afirma que o treinador está estabelecendo um padrão de sair por cima dos clubes nos quais trabalha, mais uma mania que se soma às já conhecidos de Cuca, vendo também um pouco de falta de comprometimento.

"Eu acho que falta um pouco de comprometimento sim, o Cuca está estabelecendo um padrão de simplesmente sair dos clubes onde ele trabalha depois que ele faz algum sucesso. Ele fez isso no Palmeiras, em que ele foi campeão brasileiro, ele fez isso no Santos, em que ele foi à final da Libertadores e ele está fazendo isso de novo no Atlético-MG, onde ele foi campeão brasileiro. E ele tinha saído também do Atlético-MG depois de ganhar o título da Libertadores, disputou o Mundial e recebeu uma proposta, foi embora", diz Renato.

"Cuca é cheio de manias, a gente sabe disso. Ele é um bom técnico, é um dos melhores técnicos brasileiros em atividade, mas ele é um técnico cheio de manias e acho que uma das manias que ele desenvolveu foi essa, não continuar no clube depois de fazer sucesso, 'vou sair sempre por cima, porque saindo por cima o meu nome continua em alta no mercado, eu dou uma paradinha e daqui a pouco eu volto para uma outra boa situação, ganhando um ótimo salário e por aí vai'", completa.

Renato comentou o fato de mais uma vez o técnico deixar o comando de um time justamente antes da disputa dos campeonatos estaduais, embora tenha sido campeão mineiro com o Atlético-MG. Ele também cita a alegação de questão pessoal, lembrando que em muitas ocasiões o técnico fica pouco tempo sem trabalhar.

"Eu acho que o Cuca estabeleceu um padrão, ele vai lá faz um trabalho, o trabalho é bem-sucedido e ele pula fora porque toda hora ele fala em problema pessoal. Claro, é difícil você julgar qual é o problema, a mãe dele esteve doente, mas enfim, a verdade é que ele não fica muito tempo parado", diz Renato.

"Se dissesse que ele está com problema pessoal e vai tirar um ano sabático para acompanhar a mãe que está com uma doença séria ou para ficar mais com os filhos que ele não acompanha, enfim, problemas pessoais têm milhares de razões para você eventualmente se afastar do seu trabalho e dar atenção à família, mas ele não dá tanta atenção assim porque 3 ou 4 meses depois está trabalhando de novo. Eu sigo no raciocínio de que ele muito mais quer se preservar saindo sempre por cima", conclui.