Topo

OPINIÃO

Rocha: 'Ida do Fla à Europa foi um circo. Faltou conversa franca com Jesus'

Do UOL, em São Paulo

29/12/2021 15h51

Parecia que a negociação do Flamengo para a volta de Jorge Jesus terminaria com o final sonhado pela torcida. Porém, diante do impasse sobre a situação do 'Mister' com o Benfica, o clube fechou com Paulo Sousa, em litígio com a federação da Polônia. Em meio a tantas reviravoltas, a diretoria do Fla ainda viu Jesus deixar o time lisboeta e, agora, ser cotado para assumir o comando do Atlético-MG. Como uma negociação tão encaminhada deu essa guinada tão inesperada?

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Mengão no mercado da bola, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha falaram sobre o fracasso das negociações da diretoria rubro-negra com Jorge Jesus. Para ambos, o clube cometeu uma série de erros, que foram decisivos para a história ter um desfecho bem diferente do esperado.

"A via-crúcis do Flamengo virou circo, lembrando a música Faroeste Caboclo, da Legião Urbana. Marcos Braz e Bruno Spindel [vice-presidente e diretor executivo de futebol do Flamengo, respectivamente] estavam em Portugal e, em um momento patético, foram ao estádio do Dragão para torcer pelo Porto, como se só precisasse disso para que o Flamengo fechasse com Jorge Jesus", criticou Rocha.

O colunista do UOL se referiu à partida entre Porto e Benfica, na última quinta-feira (23), pelas oitavas de final da Taça de Portugal. Os donos da casa venceram o clássico por 3 a 0 e eliminaram o arquirrival, o que animou os flamenguistas: a derrota aumentaria a pressão sobre Jorge Jesus, o que poderia facilitar sua saída do clube de Lisboa.

Renato destacou que faltou um pouco mais de paciência à direção flamenguista. "Por parte do torcedor rubro-negro, sem dúvida há uma enorme e gigantesca frustração. Afinal de contas, o Flamengo foi a Portugal tendo como principal meta trazer Jorge Jesus de volta. Fechou com Paulo Sousa e, dois dias depois, Jesus deixou o Benfica, sem pagamento de multa rescisória e brigado com o elenco, que fez um motim contra ele. Ou seja: se o Flamengo tivesse esperado, teria contratado o Mister sem problema algum", apontou o colunista do UOL.

Para Rocha, houve uma sucessão de erros que transformaram uma missão aparentemente tranquila em um pesadelo. "Não sou ligado a fatalismos, mas a coisa caminhou com tantos desencontros e escolhas infelizes e, principalmente, sem o diálogo principal. Faltou o Marcos Braz avisar ao Jorge Jesus que havia chegado ao limite e precisava de uma definição. Outro erro do Flamengo foi ir a Portugal e agir de forma pressionada para resolver. Foi assim na escolha do Domènec [Torrent, treinador do Fla no segundo semestre de 2020] e também agora na definição do Paulo Sousa", avaliou.

Ainda houve outra situação negativa envolvendo os dirigentes do Fla, como apontou Renato. "Braz foi enganado pelo empresário do Paulo Sousa. Ele lhe disse que, se não fechasse logo, iria para o Internacional. E deixou escapar a chance de trazer o Mister de volta", lamentou.

Na conversa com Jorge Jesus, na visão de Rocha, os dirigentes do Flamengo deveriam ser mais incisivos. "Faltou o diálogo franco. Marcos Braz trabalhou com Jorge Jesus. Não é uma negociação em que você não sabe quem está do outro lado. Ok, Jesus falhou com o Flamengo e vacilou feio na questão de assinar um contrato, mas isso faz parte do mercado. Na relação entre o treinador e o clube, ele prometeu que ia ficar e, de repente, saiu. Mas ele sempre disse que Jesus era um amigo; então, sentasse com ele para dizer 'a situação é essa e preciso da sua definição'. Deixava claro que o Paulo Sousa era o plano B", analisou o colunista do UOL.

Por conta de todos os pontos citados, Rocha classificou a excursão a Portugal como um fracasso. "Tudo bem que é uma negociação e envolve muito dinheiro, mas poderia ter havido esse contato sincero. Braz e Spindel voltaram de Portugal com 100% de aproveitamento zero. Fizeram tudo errado na Europa. Não contactaram todos os treinadores que deveriam, ficaram com a primeira boa impressão do Paulo Sousa e depois fizeram toda aquela pirotecnia atrás do Jorge Jesus", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (5), com a análise das principais novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.