Topo

OPINIÃO

Vitão: Verdão, Fla e Galo podem ter Coutinho, mas ele deve ficar na Europa

Do UOL, em São Paulo

30/12/2021 18h18

O mercado da bola nacional viveu uma quinta-feira agitada com a notícia de que Philippe Coutinho estaria interessado em atuar por um clube brasileiro no primeiro semestre de 2022. Pouco aproveitado no Barcelona, o meia-atacante gostaria de ter mais minutos em campo e, ao atuar por um time de ponta, pretende se manter no radar do técnico Tite para fazer parte do grupo da seleção brasileira na Copa do Mundo no Qatar.

Na Live Especial do UOL Esporte, o jornalista Vitor Guedes comentou sobre o interesse de Philippe Coutinho em retornar ao Brasil. Embora acredite que o meia-atacante, de 29 anos, permanecerá na Europa, Vitão analisou como Philipe Coutinho poderia se encaixar em algum clube nacional.

"Coutinho está na pista, mas o que ele ganha no Barcelona... Para o Barcelona se desfazer dele por empréstimo, só se fosse alguma coisa muito interessante. Para os clubes brasileiros equivalerem o que ele recebe lá é muito difícil. Mas nesse mercado louco que estamos vivendo não dá para descartar nada. É uma transação bastante complicada e, na prática, só três clubes teriam condições financeiras de arcar com essa situação", disse, referindo-se a Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.

Para Vitão, uma possível vinda de Philipe Coutinho foge do perfil que o Palmeiras tem seguido neste mercado da bola. "A Leila Pereira, nova presidente do Palmeiras, já deixou claro para o mercado com atitudes na prática que aquele tempo de fazer contratações bombásticas não é o momento. Está pensando em jogadores que deem futuro para o Palmeiras e revenda. São jogadores jovens e com muito mercado. O Philipe Coutinho é jovem e ainda tem mercado na Europa, mas o que ele custou e o que custa por mês ao Barcelona é uma operação muito mais de barulho", opinou.

Só haveria uma situação que poderia fazer a dirigente palmeirense mudar de ideia e cogitar um acordo, na visão de Vitão. "Se voltar a jogar o que jogou pelo Liverpool pode ser útil a qualquer time brasileiro, mas não é o padrão Leila. Dependendo do preço, para não reforçar um rival direto, como Flamengo ou Atlético-MG, por que não? O compasso é de espera", comentou, mas reforçando tratar-se de uma negociação pouco provável de se concretizar.

Nos casos de Flamengo e Atlético-MG, o entrave seria a questão dos treinadores. "O Flamengo acabou de anunciar o técnico Paulo Sousa e ainda está pensando na restruturação de sua comissão técnica. Ainda não fez sua lista de reforços. O Atlético-MG está tendo sua segunda reunião com Jorge Jesus", destacou. Ou seja: os dois clubes ainda precisariam de algum tempo para definir possíveis reforços e se Philipe Coutinho se enquadraria nessas listas.

Para atender ao desejo de Philipe Coutinho, Vitão vê apenas estes três clubes como possibilidades para o meia-atacante. "Ele quer voltar à ativa e ter chances na seleção brasileira e sinalizou para o mercado nacional, já que no europeu ninguém está lhe fazendo proposta. Philipe Coutinho quer espeço em um time em que jogue, para voltar a aparecer. Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG são os novos ricos do Brasil, por patrocínio, estrutura ou mecenato", frisou.

De olho em mais oportunidades, Philipe Coutinho quer se manter no radar de Tite. Voltar ao Brasil e para um clube de primeira linha na disputa por títulos seria a estratégia ideal para ele, mas a questão financeira deve ser um obstáculo difícil de ser superado. "O cálculo do Philipe Coutinho é simples, mas com muito dinheiro envolvido. No final do ano que vem, haverá a Copa do Mundo e ele precisa jogar para ser lembrado pelo Tite. Mesmo jogando muito pouco e mal pelo Barcelona ele já foi lembrado e sabe que se estiver em um momento razoável para bom será chamado, já que ninguém tomou conta dessa posição", concluiu Vitão.

Não perca! A próxima edição da Live Especial do UOL Esporte será nesta segunda-feira (3), às 17h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL ou no canal do UOL Esporte no YouTube.