Grêmio: torcedor se escondeu em banheiro do estádio para ver jogo
Um torcedor do Grêmio se escondeu em um dos banheiros do estádio Olímpico, em dezembro de 1996, para conseguir assistir à final do Campeonato Brasileiro, diante da Portuguesa. A peripécia é revelada no livro "Aventuras Imortais - Histórias de Loucuras de Torcedores Com o Grêmio Onde O Grêmio Estiver", lançado em 2021, em Porto Alegre.
O Grêmio venceu a Portuguesa, por 2 a 0, e conquistou o bicampeonato brasileiro em 15 de dezembro de 1996. O dia tem registros dos mais variados, mas nenhum deles conta que a torcida teve reforço de um torcedor que invadiu o estádio horas antes.
"Eu demorei a ir ao estádio para comprar ingresso devido ao trabalho e acabei ficando sem", conta Gerson Luiz Pereira da Silva, em depoimento dado ao livro. "Fiquei desesperado (...) Como eu era de [torcida] organizada, conhecia bem a estrutura do estádio Olímpico e sabia dos atalhos", acrescenta. "Cheguei ao estádio às 8h30 e o jogo era só às 19h. Falei com os seguranças que iria ajudar a abastecer os bares e fui indo", escreve.
Os detalhes da manobra ocupam sete páginas do livro. A publicação foi organizada por Fernando Junqueira, empresário, e que também tem histórias de perrengues para assistir ao Grêmio em campo. Foi durante uma delas que surgiu a ideia da publicação.
"Fui com amigos ao Paraguai, em 2017, para assistir ao jogo contra o Guaraní, e no meio do caminho a gente deu carona a um policial. Ele acabou sendo fundamental, porque nos livrou de pagar suborno a outros policiais que nos pararam pelo caminho. E lá, eu tive a ideia de compartilhar histórias assim", explica Junqueira.
O livro reúne 20 histórias de torcedores, em relatos que flutuam entre os anos de 1977 e 2017. Em 124 páginas, os relatos remontam jogos históricos do clube com a visão de fora das quatro linhas.
"Os textos são sempre na primeira pessoa, então é um formato bem familiar, bem impessoal. São histórias de aventuras, loucuras, pelo Grêmio", descreve Fernando Junqueira. "Tem o relato de um torcedor que fez bate-volta a Abu Dhabi para ver o Grêmio no Mundial de 2017. Ele chegou e saiu do país no mesmo dia. Outra história é de um pai que jogou o filho para dentro do campo em 1977", acrescenta.
O cardápio de histórias vai desde o título do Gauchão de 1977, passando pela conquista da Libertadores de 1983, Copa do Brasil de 1989, Batalha dos Aflitos, em 2005, e o tri da América, em 2017.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.