Renovação com Chelsea dá respaldo para Thiago Silva mirar a Copa do Mundo
A foto posada cumprimentando Marina Granovskaia pode até ser o protocolo em renovações contratuais no Chelsea, mas estar ali ao lado da premiada como melhor diretora de futebol da Europa diz muito sobre a relevância que o zagueiro Thiago Silva ainda mantém no âmbito mundial.
Titular absoluto, destaque do atual campeão da Liga dos Campeões e um dos postulantes ao título da Premier League, o defensor de 37 anos já sabe que terá pelo menos mais uma temporada pela frente pelo time inglês. Mais do que isso, um respaldo que evita dor de cabeça na caminhada para estar na Copa do Mundo 2022.
Por questões de calendário adaptado para que o torneio fuja do calor do verão do Qatar, o contrato anterior terminaria cerca de cinco meses antes do começo do Mundial, ao fim da temporada 2021-2022. Mantendo-se saudável e com o nível de atuação atual, Thiago poderá concentrar-se na rota para defender a seleção brasileira, sem ter dor de cabeça de arrumar um lugar novo para jogar e tudo o que isso acarreta: o vínculo agora é até o fim da temporada 2022-2023.
Em termos de custo benefício, o acerto na contratação de Thiago Silva se mostrou um dos grandes do Chelsea. Ele saiu após o término do contrato com o Paris Saint-Germain e desembarcou para virar referência no time inglês. A equipe teve uma instabilidade com Frank Lampard e engrenou com a chegada do alemão Thomas Tuchel, com quem o próprio Thiago Silva tinha trabalhado no PSG.
"Nunca pensei que jogaria por três anos aqui neste grande clube. Então, estou muito feliz por ficar por mais uma temporada", disse o zagueiro, ao site oficial do clube.
Pensando na seleção, Thiago consegue espaço em um clube de topo, acirrando a disputa pela manutenção da condição de titular da seleção brasileira. A parceria com Marquinhos é de longa data e vem do PSG, mas Éder Militão, de 23 anos, vem numa crescente e é titular do Real Madrid. Tite mesmo já falou que é uma dor de cabeça escolher dois entre os três, mas tem dado preferência aos mais experientes.
Apesar dos questionamentos depois da Copa do Mundo de 2014, quando foi capitão da seleção e o hiato no começo da era Dunga, Thiago conseguiu longevidade em alto nível no futebol europeu. Enquanto já se prepara para um pós-carreira como treinador - ele faz curso na CBF Academy —, o jogador já contou que mudou hábitos alimentares para manter a forma em dia. Biscoito e refrigerante, por exemplo, foram riscados da dieta.
Há um componente familiar no meio disso tudo. Em termos de forma física, até a mulher do jogador, Belle Silva, passou por um trabalho de emagrecimento saudável que trouxe um contraste em relação, por exemplo, à Copa do Mundo de 2018.
Na Inglaterra, a família Silva se mostra muito bem adaptada. A casa de Thiago Silva, que tem um campinho onde ele costuma brincar com os filhos Isago e Iago, fica na região de Cobham, sudoeste de Londres, onde também está o CT do Chelsea. O domínio do inglês ainda não é especialidade do casal, tal qual é o francês, mas isso passa longe de ser uma questão.
O Chelsea já tinha mostrado interesse na renovação há alguns meses. O zagueiro brasileiro nem pensou muito — embora o Fluminense tenha lugar especial no coração, inclusive com a ideia de encerrar a carreira no tricolor. A questão é: Quando? Thiago Silva dá motivos para que isso não aconteça tão cedo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.