Topo

Colunistas opinam: Qual time da Série A melhor se reforçou até aqui?

Felipe Melo foi um dos reforços anunciados pelo Fluminense para a temporada 2022 - Mailson Santana / Fluminense
Felipe Melo foi um dos reforços anunciados pelo Fluminense para a temporada 2022 Imagem: Mailson Santana / Fluminense

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

05/01/2022 13h49

Paulo Sousa no Flamengo, Felipe Melo, Cano e Willian Bigode no Fluminense, Rafinha no São Paulo, Atuesta e Rafael Navarro no Palmeiras... Essas são algumas das contratações já confirmadas pelos clubes brasileiros para a temporada 2022. O mercado da bola segue ativo, e muitas negociações ainda vão rolar até o início das competições.

Mas e aí: qual equipe da Série A melhor se reforçou para a temporada até aqui? Palmeiras? São Paulo? Inter? Fluminense? Os colunistas do UOL Esporte avaliaram as movimentações do mercado para 2022. Confira:

Ainda é muito cedo para avaliar. Mas Rafinha e Patrick são boas aquisições para o São Paulo e o Palmeiras, no "trio milionário", é o que salta na frente pela simples manutenção de Abel Ferreira no comando técnico.
ANDRÉ ROCHA

Os "mercados" de Palmeiras e Inter foram bem interessantes. Se, no caso do Palmeiras, não causou "impacto", é certo que qualificou o grupo, que fez ótima reformulação. Já os gaúchos, à la profecia de Paulo Paixão, renovou, limpou e qualificou. E o melhor: ainda não perdeu Yuri Alberto.
MARÍLIA RUIZ

O mercado não está sendo bombástico. Gostei do Palmeiras, que renovou abrindo mão de Felipe Melo, Jailson e Bigode. O São Paulo está mudando o perfil do time, algo muito necessário. O Fluminense ficou mais forte.
MENON

Até agora não teve um time que tenha se destacado. Por aí, muitos sonhos, delírios e poucas contratações de impacto. Mas quem mais tem causado preocupação é o Galo. Já perdeu Cuca e, se a dupla de zaga titular também deixar BH, a coisa pode ficar complicada em 2022.
MILTON NEVES

Caso confirme a contratação de Patrick, o São Paulo empata com o Palmeiras no quesito contratações mais certeiras até agora.
PERRONE

Disparado, o Fluminense: Felipe Melo, Nathan, Willian Bigode e Cano dão ao tricolor um upgrade considerável em relação ao elenco da última temporada.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Ainda é cedo, foram poucas contratações de fato, mas o Palmeiras saiu na frente ao buscar o bom meia colombiano Atuesta, o experiente Marcelo Lomba e o centroavante Rafael Navarro, destaque do Botafogo na Série B de 2021. O Fluminense se reforçou bem também com Felipe Melo e Willian.
RODOLFO RODRIGUES

Até agora o Palmeiras foi quem acrescentou mais qualidade em setores que precisavam de renovação. Creio que o Inter pode se colocar num lugar de destaque se fechar de fato com Nikão e Marinho.
RODRIGO COUTINHO

Como estamos no meio da janela, ainda não dá para saber quem foi bem ou mal. Até aqui o Fluminense foi o time mais ativo com a contratações de (bons) veteranos Felipe Mello, William e Cano, além do Nathan, que é bom jogador. Time deu uma encorpada, mas a ver como será a mistura com os jovens da equipe. Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras atuaram mais com dispensas, mas devem ter reforços pontuais mais à frente. O São Paulo faz nova reformulação, como em anos anteriores, mas segue indo em nomes óbvios e não em garimpo. Por fim, o Inter buscou alternativas interessantes para mexer com o elenco, cuja base parece desgastada.
RODRIGO MATTOS

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado inicialmente, Hyoran está sendo negociado com o RB Bragantino, e não com Fluminense. O erro foi corrigido.