Topo

OPINIÃO

RMP: Com Everton Ribeiro em baixa, Fla precisa de parceiro para Arrascaeta

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 15h41

Com a chegada do técnico Paulo Sousa, o Flamengo se prepara para atender aos pedidos do treinador para reforçar o elenco para esta temporada. Entre os planos do português, a princípio, estão um goleiro que tenha qualidade para sair jogando com os pés e um volante. Conforme desenvolver seu trabalho, o técnico pode sentir a necessidade de mais alguma peça.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Mengão no mercado da bola, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha conversaram sobre os possíveis pedidos de contratações feitos por Paulo Sousa. Na visão de Renato, porém, o treinador deveria olhar com mais cuidado para a armação da equipe.

Para o colunista do UOL, hoje o Flamengo não conta com alguém capaz de substituir Arrascaeta à altura. "Uma das posições em que o Flamengo tem que pensar urgentemente era em um meia armador. Um cara para dividir com o Arrascaeta. Se o Uruguai se classificar para a Copa, o Flamengo vai ficar sem ele um zilhão de vezes. O Flamengo deveria estar pensando em um meia armador com as características do Arrascaeta. Não é possível que vai virar o Vitinho de novo", comentou Renato.

Rocha destacou uma possível ideia do treinador para essa questão. "Na minha visão, o reserva do Arrascaeta na cabeça do Paulo Sousa é o Everton Ribeiro. Na montagem da equipe, de acordo com a visão que ele tem, o Everton Ribeiro não tem espaço e vai ser o substituto do Arrascaeta. Para mim, isso é questionável. Ele joga bem nessa função, da direita para dentro. Jogando centralizado, como armador, o rendimento dele não é o mesmo", alertou.

Renato não vê Everton Ribeiro como o substituto ideal para Arrascaeta. "Vários treinadores já tentaram fazer isso, mas em raríssimas ocasiões ele respondeu bem. As melhores partidas do Everton Ribeiro são todas com ele vindo da direita, cortando para dentro e armando a partir dali. Não me lembro de uma grande partida dele no lugar do Arrascaeta, e ele já fez algumas", apontou.

Na visão de Renato, Everton Ribeiro vive um momento de baixa no Flamengo, e a tendência é que ele perca ainda mais espaço na equipe. "Na teoria, o raciocínio do Paulo Sousa faz sentido, pois ele é um armador também. Mas eu acho que o período do Everton Ribeiro no Flamengo já está chegando ao fim. Ele vai se tornar um reserva, que eventualmente pode entrar e dar alguma contribuição. Ele é um Diego ainda mais em forma. Da maneira como o Paulo Sousa joga, não sobra lugar para o Everton Ribeiro ser titular", avaliou.

Renato reforçou que o treinador deveria se preocupar com outra prioridade para reforçar o meio-campo rubro-negro. "Ele quer um volante. Até entendo a questão do Vecino [jogador da Internazionale], porque era um nome de confiança dele e que joga exatamente da forma como ele gosta. Mas ele não quis vir. Acho que Paulo Sousa deveria experimentar os volantes que tem lá: Arão, Thiago Maia, que o Flamengo está comprando, o próprio Andreas Pereira... Ele vai precisar muito de um meia armador para resolver essa questão", concluiu, referindo-se à provável ausência de Arrascaeta por longos períodos por conta de compromissos com a seleção uruguaia.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (12), com a análise das principais novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.