Topo

Campeões pelo sub-17 convencem em estreia do Flamengo na Copinha 2022

Matheus França comemora primeiro gol do Flamengo na goleada por 10 a 0 contra o Forte-ES, pela Copa SP - Gilvan de Souza/Flamengo
Matheus França comemora primeiro gol do Flamengo na goleada por 10 a 0 contra o Forte-ES, pela Copa SP Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Colaboração para UOL, em São Paulo

06/01/2022 11h00

Se havia dúvidas em relação à baixa média de idade do elenco do Flamengo (18 anos e oito meses) na Copa SP de futebol júnior de 2022, na edição em que jogadores de até 21 anos podem competir, os mais jovens atletas rubro-negros mostraram potencial na estreia da equipe, na noite de ontem (5), na Arena Barueri.

A goleada por 10 a 0 - a maior dessa edição, até o momento - foi construída com com o talento de três dos quatro jogadores campeões brasileiros e da Copa do Brasil na categoria sub-17 em 2021: Matheus França, Mateusão e Petterson.

França, o camisa 10 e articulador do time de Fábio Matias, foi o grande destaque da partida. Saíram de seus pés dois gols - os primeiros de cada etapa -, uma assistência e a participação no segundo tento da equipe. Embora tenha sido substituído aos 16 minutos do segundo tempo, o meia foi melhor em campo.

Mateusão, por sua vez, teve atuação avassaladora em Barueri. Entrou aos 17 minutos da etapa final, no lugar de André, e precisou de meia hora para balançar as redes três vezes. E todas elas com a marca de um camisa 9 de ofício: no primeiro, após boa triangulação, recebeu na marca do pênalti para marcar; no segundo, em rápido contra-ataque, apareceu nas costas da marcação e chutou na saída do goleiro; no fim, aos 46, se desmarcou e surgiu na pequena área para completar a goleada.

O atacante Petterson, que também entrou aos 17 do segundo tempo, no lugar de Matheus França, colaborou com as três assistências para Mateusão. A segunda delas, com um belíssimo passe que desconcertou a defesa adversária.

Victor Hugo, o quarto campeão pelo sub-17 presente neste elenco da Copinha, também entrou na etapa final, se movimentou bem e gerou um lance de perigo. Porém, teve atuação mais apagada que os três colegas de equipe.

Do restante da equipe que entrou em campo em Barueri, somente três atletas tinham 19 anos - Pedro Arthur, André e Bruno -, e todos os restantes tinham 18.

Entre esses, destaque para Werton, Kayke David, Kayque Soares e Wesley, que também anotaram seus gols na larga vitória rubro-negra, e Ryan Luka, que foi participativo e fez boa partida na goleada do Fla.

Na próxima partida pelo Grupo 29, os garotos flamenguistas terão uma nova oportunidade de provar sua qualidade, agora diante do Floresta-CE, no sábado (8), às 19h (horário de Brasília).