Topo

Hugo Souza diz que não estava pronto mentalmente para titularidade do Fla

Hugo Souza, goleiro do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal / Flamengo
Hugo Souza, goleiro do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/01/2022 12h17

O goleiro Hugo Souza, do Flamengo, chegou a ser titular da equipe na parte final da temporada 2020, após se destacar em alguns jogos e aproveitar uma série de lesões de Diego Alves. No entanto, após falhas na Copa do Brasil 2020, o atleta virou a terceira opção na posição no time carioca.

Hugo admitiu que não estava mentalmente pronto para a titularidade no momento em que teve a chance. O atleta ainda disse que sua experiência serviu como aprendizado. No fim do Campeonato Brasileiro, com Diego Alves de férias, ele voltou a ganhar sequência no Flamengo e terminou o ano em alta.

"O que atrapalhou mais foi o mental. Minha cabeça talvez não estivesse preparada para viver o que eu vivi naquele momento. Isso serviu de aprendizado. Para dar dois passos para trás, recuar um pouco. Pensei: 'Se hoje eu sou o terceiro goleiro, sendo que dois meses atrás eu brigava pela titularidade, eu preciso repensar algumas coisas'. E isso não só dentro de campo. Principalmente fora de campo. Se eu não estiver bem mentalmente, não vou desempenhar meu melhor", disse o goleiro em entrevista à TNT Sports.

O jogador ponderou que a vida do jogador de futebol tem mudanças muito drásticas e afirmou que nem sempre é fácil lidar com elas. Hugo entende que precisa lidar com críticas e com momentos ruins para atingir seu melhor desempenho.

"Na vida de um atleta de futebol, você dorme desconhecido, acorda famoso. A vida muda da noite para o dia. Lidar com isso não é tão fácil. Eu sou jovem, um ser humano. Tinha 21 anos [quando foi titular do Flamengo], tenho 22. Continuo jovem, um menino. Tudo isso me fez amadurecer bastante, crescer bastante, pensar", disse Hugo.

"A vida do jogador de futebol é feita de altos e baixos e a gente precisa aprender a lidar com isso. Eu coloquei na minha cabeça: 'preciso aprender a lidar com críticas e momentos ruins para desempenhar meu melhor futebol", completou o jogador.